Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

JD Power divulga ranking de satisfação

Montadoras asiáticas lideram o ranking das marcas mais bem avaliadas pelos proprietários

Por Isadora Carvalho Atualizado em 9 nov 2016, 11h59 - Publicado em 2 ago 2012, 20h06
geral

Na manhã desta quinta-feira (2) a consultoria J.D Power apresentou pelo segundo ano consecutivo o ranking de satisfação de proprietários de automóveis no Brasil.

Entre as melhores montadoras classificadas, as asiáticas dominaram o topo da lista. Entre as 13 pesquisadas, a mais bem colocada foi a japonesa Toyota, que já havia conquistado a primeira colocação em 2011, à frente das estreantes na premiação Hyundai e Kia.

As maiores e mais tradicionais montadoras não tiveram muito sucesso na eleição. A Volkswagen, segunda maior montadora do País em volume de vendas, ocupa apenas a 11ª posição do ranking. A Ford, quarta maior marca ficou na última posição. Já a Fiat, se destacou entre elas, conquistando a 8ª colocação no ranking das marcas mais bem avaliadas e três primeiras colocações de cinco segmentos de modelos que tiveram vendas acima de 15 000 unidades/ano.

Os modelos Mille, Siena Fire e Punto obtiveram nota máxima nas seguintes categorias: “Subcompacto”, “Compacto de entrada” e “Compacto Superior”. Nos outros dois segmentos “Cabine única” e “Carro Médio”, ganharam respectivamente o Honda Fit e o Toyota Corolla.

A empresa enviou o questionário online para 8.000 pessoas, que deveriam estar há no mínimo um ano usando o mesmo veículo. Os entrevistados analisaram quatro quesitos: qualidade, experiência com pós-vendas , design e desempenho e custo de propriedade.

Continua após a publicidade

Publicidade