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JAC E-JT 12,5 é caminhão elétrico trucado que leva até 8,6 t de carga

Modelo chegar para ser o maior caminhão elétrico do portfólio da marca e tem alcance máximo de 250 km quando descarregado

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 26 ago 2022, 13h51 - Publicado em 25 ago 2022, 17h30
JAC E- JT 12,5
 (Divulgação/JAC)
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Talvez estamos na melhor época para se cogitar em ter um caminhão elétrico, afinal, o óleo diesel nunca esteve tão caro. Se apegando nesse e em outros benefícios que a JAC Motors apresenta o E-JT 12,5, um caminhão de médio porte para o transporte urbano.

De acordo com a marca, além da vantagem financeira, outro fator determinante para a introdução do E-JT 12,5 foi a opinião dos clientes. Aqueles que haviam adquirido o iEV1200T, um modelo de menor porte que tem PBT de 8,5 toneladas, sentiram necessidade de um caminhão mais parrudo para transportar mais carga no perímetro urbano.

“Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o que é uma enormidade”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

JAC E- JT 12,5 traseira
(Divulgação/JAC)

Falando sobre os custos, a JAC destaca a economia do E-JT 12,5. Utilizando sua capacidade máxima, ou seja 8,6 ton, a bateria de 107 kWh permite uma autonomia de 150 km, que pode chegar aos 250 km com o caminhão vazio.

Segundo a importadora, em um dia de trabalho onde o JAC E-JT 12,5 esteja totalmente carregado, a empresa de transporte gastaria R$ 69,55, levando em consideração o preço médio de R$ 0,65 por kWh no estado de São Paulo. 

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JAC E- JT 12,5 interior frontal
(Divulgação/JAC)

Um caminhão a diesel comum gastaria cerca de R$ 267,38 para percorrer a mesma distância, com o preço médio do diesel S10 a R$ 7,13. Isso significa que o caminhão elétrico economizaria R$ 1,32 por km rodado.

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E para carregá-lo, a JAC também promete que será simples. Em estações de carregamento rápido (corrente DC e 100 kWh), o motorista precisaria de mais ou menos 55 minutos para uma carga de 20% a 100%. Já em carregadores mais lentos (corrente AC e 7 kWh) esse tempo sobe para 13 horas, ou seja, um pouco mais que uma noite.

JAC E- JT 12,5 interior
(Divulgação/JAC)

A bateria alimenta um motor elétrico de 235 cv e 107 kgfm. Por ser VUC (veículo utilitário urbano) a JAC destaca seu maior conforto para se deslocar na cidade, por não ter pedal de embreagem. Há apenas duas marchas: uma reduzida (relação de 2,7:1) que ajuda a poupar energia para tirar o caminhão da imobilidade e a segunda marcha (relação 1:1) que atua a partir dos 30 km/h.

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JAC E- JT 12,5 frontal
(Divulgação/JAC)

Em questão de equipamentos o E-JT 12,5 vem com air bag duplo, controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC), auto hold, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e luzes diurnas de led. A central multimídia tem tela vertical de 12 polegadas, porém vem apenas com a função de espelhamento de smartphone e não tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

O E-JT 12,5 já está à venda e pode ser encomendado no site da JAC Motors. Seu preço parte dos R$ 699.990, sem frete e baú inclusos.

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