Irmão do Creta, Kia Seltos é o SUV de baixo custo que a marca precisava
Utilitário esportivo foi criado para o mercado indiano usando plataforma do antigo Elantra, e cairia muito bem também no Brasil
A Kia ainda tenta descobrir como ingressar com força no crescente mercado de SUVs compactos.
Se com representantes como KX3 e Niro está difícil, especialmente em mercados emergentes, o jeito é criar uma solução de custo mais baixo para brigar em países como a Índia e, quem sabe, o Brasil.
Foi aí que surgiu o Seltos, ilustrado nas imagens deste artigo. O nome deriva de Celtos, filho do herói Hércules na mitologia grega. Qual a relação disso com o consumidor indiano? Também não sabemos.
O fato é que o Kia Seltos deriva da plataforma J5, usada pelas penúltimas gerações de Hyundai Elantra e Kia Soul (e cujos custos de implantação já estão amortizados, portanto), e que também dá vida, vejam só, ao nosso Creta.
Se os gastos com a plataforma foram baixos, a Kia compensou aplicando uma certa dose de tecnologia ao seu mais novo SUV compacto.
A carroceria utiliza aços de alta resistência e alumínio em sua construção. Há seis airbags embarcados, controles de estabilidade e tração com auxílio de partida em rampas e assistente de frenagem emergencial.
Até um head-up display de oito polegadas foi aplicado ao para-brisa, assim como uma central multimídia de 10,25 polegadas no console central e um sistema de som Bose com oito alto-falantes.
O Seltos também traz um aplicativo chamada UVO, que usa um chip de dados para atualizar informações em tempo real sobre estado do veículo, tráfego, previsão do tempo e pontos de interesse no trajeto.
Seus faróis e lanternas têm leds nas luzes de assinatura, diurnas, de neblina e até de indicação de mudança de direção, estas com efeito tridimensional. As rodas vão de 16 a 18 polegadas, sempre em liga leve.
A Kia ainda não deu detalhes sobre as dimensões do modelo, mas já revelou quais são os seus trens-de-força. E eles contam com três opções de motor e outras três de câmbio.
Propulsores são: um 1.6 T-GDI de 177 cv (conhecido do nosso New Tucson); um 2.0 aspirado de 149 cv; um 1.6 turbodiesel de 136 cv.
Eles podem vir aliados a uma caixa automática de seis marchas, outra automatizada de dupla embreagem com sete marchas ou ainda uma terceira, do tipo CVT.
O visual destoa um pouco da linha estética seguida por outros lançamentos recentes da marca, remetendo a modelos de penúltima geração. A traseira chega a lembrar um SUV da Ford, como o Territory.
Ah, sim: o Seltos será produzido em dois países, Índia e Coreia do Sul, o que reforça suas pretensões globais. A chegada às ruas começa no segundo semestre deste ano.
Será que ele vem ao Brasil? Bem que a fabricante precisava de um produto assim para voltar a crescer por aqui, mas tudo vai depender das negociações com o importador oficial da marca no país.