Hyundai ix25 muda radicalmente e se descola do nosso Creta. Ainda bem

Antigo irmão chinês do Creta, SUV atualiza plataforma, muda dimensões e ganha visual para lá de estranho no Salão de Xangai

Mais de perto, o conjunto óptico dianteiro para lá de bizarro do novo ix25

Mais de perto, o conjunto óptico dianteiro para lá de bizarro do novo ix25 (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Uma das novidades mais curiosas do Salão de Xangai 2019 é a segunda geração do Hyundai ix25. Caso você não saiba, trata-se do irmão chinês do nosso Creta. Até este ano, ambos eram praticamente o mesmo carro vendidos sob nomes diferentes.

Só que essa correlação está prestes a mudar, e ficamos até aliviados em saber disso. Afinal, a nova geração do ix25, que chega às ruas chinesas em agosto deste ano, ficou com um visual para lá de estranho.

ix25 também é bojudo e arredondado demais

ix25 também é bojudo e arredondado demais (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

A boa notícia é que suas mudanças pouco devem ser aproveitadas para inspirar os próximos passos do Creta brasileiro. Ainda bem! Mas aí você se pergunta: como temos tanta certeza que o nosso Creta vai se descolar do ix25 asiático?

E esse alinhamento da porta lateral traseira direita?

E esse alinhamento da porta lateral traseira direita? (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Basta fazer as contas: o ix25 foi lançado na China em 2015, e por isso já está na fase final de seu ciclo de geração. Já o Creta brasileiro chegou no começo de 2017, e sequer passou por facelift de meia-vida.

Linha de cintura ascendente e para-lamas abaulados fazem as rodas parecerem pequenas demais

Linha de cintura ascendente e para-lamas abaulados fazem as rodas parecerem pequenas demais (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Portanto, se o ix25 adotou uma versão atualizada da plataforma J2 – a mesma de Kia Soul e do penúltimo Elantra -, tendo ficado 3 cm mais comprido (4,30 m), 1 cm mais largo (1,79 m) e 1,5 cm mais baixo (1,62 m), o Creta não deve mudar de base nem de dimensões tão cedo.

Lanternas traseiras adotam o mesmo estilo de quebra em níveis com assinatura em leds formando um J

Lanternas traseiras adotam o mesmo estilo de quebra em níveis com assinatura em leds formando um J (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Há também a questão do design. O novo ix25 se tornou um SUV muito controverso, principalmente por conta da união de faróis extremamente afilados com um balanço dianteiro exageradamente arredondado.

A parte traseira, com lanternas verticais em posição muito baixa, tampouco contribui para tirar a sensação de estranheza.

Hyundai Creta / ix25 Assim era o design anterior do ix25

Assim era o design anterior do ix25 (Divulgação/Hyundai)

Diante de toda essa confusão de traços, o máximo que nosso Creta deve ganhar é o formato diamante da grade, solução similar à que outros modelos da Hyundai, inclusive o novo HB20, estão adotando.

De resto, o mais provável é que o SUV compacto feito em Piracicaba se inspire no primo menor Venue, revelado também esta semana no Salão de Nova York. De novo: ainda bem!

Mecanicamente, o ix25 2020 usará um motor quatro-cilindros 1.5 aspirado de 116 cv e 14,7 mkgf, acoplado a câmbio CVT

É pouco para os 130 cv com etanol gerados pelo Creta nacional 1.6, e menos ainda em relação ao 2.0 de 166 cv, ambos gerenciados por caixa automática com conversor de torque de seis marchas. Por aqui, esses conjuntos motrizes não devem ser alterados em curto prazo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s