Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Internet a bordo do VW Nivus é bem diferente de Chevrolet Onix e Tracker

Nova central VW Play também é conectada, mas de um jeito bem distinto daquilo que os novos Chevrolet oferecem. Entenda o que muda entre eles

Por Leonardo Felix
10 jun 2020, 17h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Divulgação/Chevrolet)

    Um dos maiores destaques do novo Volkswagen Nivus é a central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas e com funções como instalação de aplicativos, criação de perfis de usuário e… internet a bordo.

    Publicidade

    Ao ler isso, é quase impossível não fazer a associação com o Wi-Fi fornecido pelos novos Chevrolet Cruze, Onix, Onix Plus e Tracker, e que nos próximos meses chegará também a S10 e Trailblazer.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Mas ambos os serviços são bem diferentes. Qual é melhor? Na prática, ainda está difícil responder, pois mesmo em nossos primeiros contatos com o Nivus, seja em nossa pista de testes ou em vídeo, não pudemos testar o uso da internet a bordo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Ainda assim, já é possível saber que há diferenças importantes no funcionamento dos dois sistemas, porque a essência de suas operações é diametralmente oposta.

    Publicidade

    Traduzindo em português claro: enquanto no Nivus (e nos VW nacionais do futuro) a internet vai do celular para o carro, nos Chevrolet ela vem do veículo até o smartphone.

    Parece um jogo fortuito de palavras, mas acredite: ele faz toda a diferença, pois muda completamente a relação do motorista com a conectividade disponível.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    No VW Play, é o motorista ou passageiro quem roteia a internet de seu aparelho para o carro.

    Isso significa que a central do veículo utilizará o pacote de dados do seu telefone móvel para se conectar e permitir que o usuário baixe aplicativos ou utilize outros serviços nativos no próprio sistema multimídia.

    Publicidade
    VW Play Apps permitirá baixar aplicativos, mas para isso será preciso rotear a internet do celular para a central (Reprodução/Volkswagen)

    Pode ser uma opção ótima para quem tem um plano pós-pago com oferta generosa de gigabytes, por exemplo, e não precisa gastar um valor extra todo mês só para dizer ao vizinho que seu carro acessa a internet.

    Continua após a publicidade

    Ainda, se o sinal falhar, quase não será preciso levar o carro à concessionária para resolver, pois o problema muito provavelmente estará no smartphone ou no serviço da operadora.

    Por outro lado, se o ocupante do carro tiver um pacote menor e/ou com bloqueio após o uso integral dos dados contratados, talvez valha a pena ter uma conexão à parte para usar no carro sem passar por surpresas ou aborrecimentos.

    E aí, pagar os valores entre R$ 30 e R$ 85 cobrados para ter Wi-Fi no Chevrolet MyLink de Onix, Tracker e cia passa a fazer sentido.

    Novo Chevrolet Tracker (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No serviço da GM, um chip soldado no veículo é o provedor da internet, que poderá ser acessada por qualquer smartphone e usufruída no próprio celular, ou em funções de projeção na central via Apple CarPlay ou Android Auto.

    Além disso, fazer seu aparelho se conectar a uma rede sem fio gasta menos bateria do que torná-lo o roteador.

    No entanto, a maior vantagem dos Chevrolet talvez esteja no fato de que a antena do veículo tem mais alcance e potência que a de um celular comum.

    Ou seja, se um Nivus e um Tracker estiverem juntos em um mesmo túnel ou garagem subterrânea, é muito mais provável que o motorista deste se mantenha conectado, enquanto o daquele verá o sinal cair.

    Continua após a publicidade

    Mas é preciso ter um cuidado específico com os Chevrolet: se o pacote daquele mês acabar, é bom desligar o roteamento, pois o celular vai entrar automaticamente na rede bloqueada e ficará sem internet, inclusive para projeção de mapas online e streaming de música.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.