Clique e assine com até 75% de desconto

Teste: Chevrolet Onix turbo é bem mais divertido com câmbio manual

Hatch fica muito mais divertido de dirigir quando alia o motor três-cilindros turbinado de 116 cv ao câmbio manual de seis marchas

Por Leonardo Felix 27 abr 2020, 07h00
Versão LTZ tem faróis com canhão halógeno monoparábola. Luzes de neblina vêm como acessório Fernando Pires/Quatro Rodas

A agilidade é um dos principais trunfos do novo Chevrolet Onix hatch.

Mas, na versão LTZ com câmbio manual, a união do motor 1.0 turbo com injeção indireta e a caixa de seis marchas mais sua carroceria leve – menos de 1.100 kg – torna a receita um pouco mais divertida.

Uma opção instigante para quem gosta de esportividade e de ter mais “intimidade” com seu carro através das trocas de marcha.

Nesta versão, lanternas traseiras não têm guias de led. Rodas de liga são de série, mas acabamento escurecido é acessório Fernando Pires/Quatro Rodas

Na prova de 0 a 100 km/h, o Onix LTZ fez o tempo de 10,1 segundos – foi 0,5 s mais rápido que o Premier automático.

Infelizmente, não há parâmetro de consumo da versão automática, mas a configuração manual alcançou bons resultados nas simulações urbana e rodoviária.

A sensação esportiva é acentuada pela direção elétrica precisa e pelo volante com aro pequeno e boa empunhadura, e também pelas suspensões firmes, que seguram a inclinação do veículo nos contornos de curvas.

Acabamento não é bicolor como no Onix Premier Fernando Pires/Quatro Rodas

É claro que nem tudo são flores. Os freios não proporcionam respostas tão diretas – a sensação é de um pedal “anestesiado” nos primeiros milímetros de pisada.

Os pneus possuem banda de rodagem com menos de 20 cm de largura, o que deixa o modelo menos assentado numa estrada, seja em linha reta em velocidades mais altas, seja ao esterçar.

Nesta versão, bancos vêm revestidos com tecido Fernando Pires/Quatro Rodas

Os bancos dianteiros, inteiriços, têm abas laterais e encosto para pernas curtos, apoiando pouco o corpo do motorista nas curvas.

O acabamento é simples, predominado por plástico rígido e tecido, e o isolamento acústico se mostra limitado na absorção de barulhos, especialmente das suspensões.

Continua após a publicidade
Câmbio tem seis marchas para o motorista selecionar Fernando Pires/Quatro Rodas

Nada disso incomoda tanto quanto o baú com apoio de braço no console central: além de pouco ergonômico, atrapalha as trocas de marcha. Por outro lado, o propulsor vibra suave para um três-cilindros e transfere pouco ruído à cabine.

Por R$ 63.450, o Onix LTZ turbo manual traz de série: seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de rampa, chave presencial e rodas de liga leve.

Partida por botão é um dos mimos mais sofisticados da versão Fernando Pires/Quatro Rodas

Por dentro, há banco do motorista com ajuste de altura, volante com altura e profundidade reguláveis, central de 7 polegadas com projeção de celulares, carregador de celular sem fio e Wi-Fi a bordo, além de ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos.

A pintura metálica Laranja Tiger, presente na unidade fotografada, vem sem custo adicional, assim como também metálica Preto Ouro Negro. A branca sólida sai por R$, enquanto as metálicas prata e vermelha custam R$ 1.590.

  • Veredicto

    O Onix manual agrada quem gosta de respostas rápidas e faz questão de trocar as marchas, sem gastar muito.

    Teste – Onix 1.0 Turbo LTZ Manual

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 10,1 s
    0 a 1.000 m: 31,1 s – 170,1 km/h
    Velocidade máxima: 187 km/h (dado de fábrica)

    Retomada
    40 a 80 km/h (3ª): 6,4 s
    4ª 60 a 100 km/h (4ª): 8,8 s
    5ª 80 a 120 km/h (5ª): 12,7 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 13,3/23,9/52,8 m

    Consumo
    Urbano: 13,9 km/l
    Rodoviário: 16,8 km/l

    Ficha técnica – Onix 1.0 Turbo LTZ Manual

    • Preço: R$ 63.450
    • Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, turbo, 999 cm³, 74 x 77,5, 12V, DOHC, 10,5:1, 116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
    • Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira
    • Suspensão: McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
    • Freios: disco ventilado (dianteiro) / tambor (traseiro)
    • Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,6 m
    • Rodas e pneus: liga leve, 185/65 R15
    • Dimensões: comprimento, 416,3 cm; largura, 174,6 cm; altura, 147,1 cm; entre-eixos, 255,1 cm; altura livre do solo, 12,8 cm; peso, 1.075 kg; tanque, 44 litros; porta-malas, 275 litros

    Continua após a publicidade
    Publicidade