A divulgação de detalhes do Fiat Fastback 2023 continua sua revelação oficial a conta-gotas. Depois do nome, da silhueta e do design externo, chegou a vez do interior do SUV cupê ser mostrado.
As imagens revelam justamente o que se esperava: o mesmíssimo painel do Fiat Pulse, mas com um console exclusivo, mais alto e largo para receber os botões do sistema de freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, como há no Jeep Compass.
O quadro de instrumentos digital, porém, não vem do Jeep. Com tela de 7 polegadas, é o mesmo das versões mais caras do Pulse e que é oferecido de série em todas as Fiat Toro. O volante com botão do “modo Sport” também vem do Pulse Impetus, que também empresta as maçanetas prateadas.
O banco de couro cinza com detalhe em baixo relevo é o que ajuda a dar algum toque de sofisticação e ineditismo na cabine. Na Stellantis, essa tonalidade só é encontrada no Jeep Compass Limited.
No lançamento, o Fiat Fastback 2023 terá apenas o motor 1.0 GSE Turbo com até 130 cv e 20,4 kgfm, combinado com câmbio CVT com simulação de marchas na alavanca e por borboletas para trocas sequenciais. O lançamento será no dia 14 de setembro.
Aproveitamento dentro de casa
A dianteira do Fastback é praticamente a mesma do Pulse Abarth, com aberturas laterais em posição vertical e faróis full-LED. A diferença fica para a grade, com acabamento em preto brilhante, mas sem as entradas extras da versão esportiva.
A traseira, ângulo de maior expectativa, tem lanternas afiladas que invadem a tampa do porta-malas e são totalmente iluminadas por LEDs. A caída do teto de um cupê e o aerofólio embutido dão ares de esportividade ao modelo. As maçanetas das portas traseiras, diferentemente do imaginado, ficam em posição convencional, nas portas. As rodas também são exclusivas.
Apesar de uma óbvia concorrência com o Volkswagen Nivus por aparência, motorização e dimensões (exceto pelo porta-malas, que deverá superar os 525 litros, contra os 415 do rival), o Fastback brigará com o T-Cross em preços. Isso porque ele deverá partir de aproximados R$ 140.000, acima do valor cobrado pelo Nivus Highline e abaixo do T-Cross Comfortline.