Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Infiltração na caçamba da Amarok

Mesmo com uso de capota marítima, donos descobrem que sua bagagem não estava protegida

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 9 nov 2016, 12h05 - Publicado em 3 out 2012, 12h39
auto-defesa

Quando um proprietário de picape instala uma capota marítima, tudo o que ele quer é manter sua carga protegida da água e da poeira. Então dá para imaginar a irritação de alguns donos de Amarok quando descobrem que após uma viagem sua bagagem está suja ou molhada por uma infiltração na caçamba, mesmo coberta.

“Dois dias após pegar a picape, rodei 25 km na terra e fiquei assustado com a quantidade de pó na caçamba”, diz o gerente comercial João Alberto Dumas, de Curitiba (PR), dono de uma Amarok Highline CD 2010. “Ao voltar para casa estava chovendo e, quando eu cheguei, a caçamba estava cheia de água.” João Alberto conta que, ao reclamar na concessionária, apenas ouviu como resposta que se tratava de uma característica do projeto. “Por isso fui obrigado a instalar espumas adesivas para diminuir o vão de 1 cm que há entre a tampa da caçamba e a carroceria, além de colocar tudo o que transporto na caçamba em sacolas plásticas”, afirma.

É comum voltar à autorizada várias vezes para tentar resolver a falha, como explica o empresário Luiz Henrique Tesser, dono de uma Amarok Highline 4×4 2010. “Fui seis vezes à oficina e nunca resolveram nada. É impossível deixar algo na caçamba quando rodo em estradas de terra. Tive uma Hilux e nela não entrava tanto pó”, diz. Daniel Noronha, de Vicente Pires (DF), também teve outras picapes e diz que nunca passou por isso. “Já tive Frontier e S10, e nelas não entrava tanto pó como naAmarok.”

Ao contactar cinco autorizadas VW em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, regiões onde o uso em estradas de terra é comum, todas disseram que a infiltração é comum na Amarok e que não há o que fazer. “Recebemos muitas reclamações quando as picapes chegam para revisão. Não tem jeito, entra pó mesmo.Tanto que na linha 2013 diminuíram pela metade o vão que há na parte abaixo da tampa”, diz o consultor de uma concessionária de Goiás.

O POVO RECLAMA

“A picape é nosso instrumento de trabalho. Por isso o pó e a água na caçamba incomodam tanto.”

Maximiliano Pagliarini, engenheiro agrônomo, Dourados (MS)

“Esse problema é conhecido pelas autorizadas. Já me adaptei. Hoje uso sacolas plásticas quando transporto algo na caçamba.”

Continua após a publicidade

Alex Paulo da Silva Pinheiro, comerciante, Brasília (DF)

“Já fui à autorizada oito vezes e fiquei
 40 dias sem o carro, mas nunca resolveram a entrada de água e pó na caçamba.”

Antônio Carlos de Oliveira, empresário, Nova Andradina (MS)

RESPOSTA

A VW diz que a capota marítima, “mesmo com a garantia de um ótimo isolamento, não impede totalmente o acesso de pó a algumas regiões da caçamba, dependendo da aplicação do veículo”.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?

Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade