Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Novo Porsche 911 GT3 RS tem 525 cv e até as portas são de fibra de carbono

Esportivo tem bodykit agressivo e aerofólio gigante e será revelado durante o Monterey Car Week, evento realizado nos Estados Unidos

Por Lukas Kenji
Atualizado em 17 ago 2022, 13h19 - Publicado em 17 ago 2022, 09h21
2023-Porsche-911-GT3-RS
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

A Porsche revelou a nova geração do 911 GT3 RS. Trata-se do esportivo de rua mais extremo equipado com motor aspirado, e que será uma das grandes atrações do Monterey Car Week, tradicional evento automobilístico que é realizado na Califórnia, Estados Unidos.

O GT3 da geração 992.2 já tem alterações como a troca da suspensão dianteira, mas o RS ainda aumenta a potência do motor seis cilindros 4.0 de 510 cv para 525 cv, mas não tem opção de câmbio manual de seis marchas. O PDK, de dupla embreagem e sete marchas, é padrão e providencial para conseguir o 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, 0,2 s mais rápido que o GT3 padrão. A velocidade máxima é de 296 km/h.

2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)

Mas o talento do 911 GT3 RS sempre esteve mais evidente ao encarar curvas e pode estar ainda melhor graças aos novos elementos aerodinâmicos que não poupam o design do carro. Há tomadas de ar no capô que direcionam o ar para as caixas de roda dianteiras, além das tomadas de ar no para-choque frontal. Também há direcionadores no assoalho do carro para ajudar a rasgar o ar com mais facilidade.

Continua após a publicidade

Na traseira, o GT3 RS ainda exibe um enorme aerofólio com suporte invertido e duas aletas, sendo que a superior pode ser ajustada eletricamente como o DRS dos carros de Fórmula 1, de forma a reduzir o arrasto ou aumentar o downforce.

2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)

O novo para-choque traseiro tem saídas de ar maiores e difusores encorpados ao lado das duas saídas de escape centrais. De acordo com a Porsche, os esforços aerodinâmicos podem criar 409 kg de downforce a 200 km/h e 860 kg a 285 km/h.

Continua após a publicidade
2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)

O trabalho da engenharia ainda continua com o uso de portas de fibra de carbono, mesmo material dos bancos esportivos, e com a inclusão de uma gaiola de proteção na cabine. O pacote opcional Weissach ainda pode adicionar capô, teto e gaiola de fibra de carbono. 

2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

O GT3 RS ainda tem quatro seletores rotativos no volante para permitir que o motorista (ou piloto) ajuste de forma independente recursos como o a resposta dos amortecedores, o diferencial traseiro e a intensidade dos controles de tração e estabilidade. A cabine não dispensa o revestimento em couro e Alcantara, mas abre mão da central multimídia. 

2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)

É possível notar ainda que as rodas são de 20 polegadas no eixo frontal. Como de costume, os pisantes do eixo traseiro devem ser maiores, de 21 polegadas. O fato é que o desenho das rodas vermelhas e raiadas tem profundidade e estão de acordo com a pegada hardcore do 911 GT3 RS 2023. Além da fixação central, os pneus Michelin são mais largos que os dos GT3 convencionais? 255 na frente e 335 atrás.

Continua após a publicidade
2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)

Os freios (os carbono-cerâmicos PCCB são opcionais) também têm discos maiores. E mesmo assim o novo Porsche 911 GT3 RS tem 1.450 kg, ou só 15 kg a mais que o GT3. O preço é bem mais alto, porém: enquanto o GT3 começa em 179.299 euros na Alemanha, o GT3 RS parte dos 229.517 euros.

2023-Porsche-911-GT3-RS
(Divulgação/Porsche)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.