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Hyundai HB20 e HB20S ficam até R$ 12.000 mais baratos com isenção do IPI

Duas versões tanto do hatch quanto do sedã com motor 1.0 de 80 cv foram aceitos no programa Carro Sustentável

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 15 jul 2025, 09h55 - Publicado em 14 jul 2025, 15h34
HB20 COMFORT
Hyundai HB20 Comfort (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Hyundai é mais uma das fabricantes que já estão cadastradas no programa Carro Sustentável, obtendo a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para seus modelos de entrada. No caso da fabricante sul-coreana, a escolha foi obter o benefício não só para o hatch HB20 como também para o sedã compacto HB20S.

Os novos valores já são anunciados pela Hyundai em seu site oficial, para duas versões do HB20 e mais duas configurações do HB20S. São as configurações mais econômicos, atendendo a uma das exigências do Ministério da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços (MDIC) de que os modelos escolhidos não podem emitir mais que 83 g/km de CO2 .

HB20S
(Divulgação/Hyundai)

As versões escolhidas tanto do HB20 quanto do HB20S utilizam a mesma mecânica, com o motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

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Modelo Preço atual Preço anterior Redução
HB20 Comfort R$ 83.990 R$ 95.790 R$ 11.800
HB20 Limited R$ 87.990 R$ 99.990 R$ 12.000
HB20S Comfort R$ 93.990 R$ 103.010 R$ 9.020
HB20S Limited R$ 99.490 R$ 106.490 R$ 7.000

O que é o programa Carro Sustentável?

Criado pelo Governo Federal e em vigor a partir de 11 de julho, trata-se de um programa de incentivo ao consumo de veículos sustentáveis, seguros e acessíveis. Para que um carro tenha isenção total de IPI, precisa atender aos seguintes critérios:

  • Emissão máxima de CO²·: até 83 g/km (do poço à roda);
  • Pelo menos 80% da massa total do veículo composta por materiais recicláveis;
  • Produção nacional obrigatória com etapas de soldagem, pintura, montagem final, motor nacional ou importado do Mercosul;
  • Ser classificado como carro compacto.
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De acordo com o Governo, espera-se que as reduções ou isenções sejam integralmente repassadas ao consumidor final – seja pessoa física ou jurídica. A compensação para a queda na arrecadação será feita para os modelos que não atenderem às normas, e pagarão mais IPI por isso. O decreto terá validade até dezembro de 2026.

Para os demais carros, o governo prepara um novo sistema de cálculo do IPI, que entrará em vigor em 90 dias e que, pela estimativa do MDIC, reduzirá o IPI de 60% dos veículos vendidos no Brasil. A alíquota base passa a ser de 6,3% para carros de passeio e 39% para comerciais leves e, a partir daí, poderá aumentar ou diminuir conforme critérios predefinidos.

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