Hyundai Elantra N é sedã esportivo (bem) mais potente que o VW Jetta GLI
O sedã, que ganhou o tratamento esportivo, vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e quer aumentar rivalidade com o Jetta e o Civic Si
Chegou a vez do Hyundai Elantra ir além do design ousado e ganhar uma versão esportiva de verdade. Mesmo sem ter divulgado data de lançamento, a fabricante sul-coreana divulgou o visual e as especificações técnicas do modelo, que indicam que o Elantra N será um forte concorrente entre os sedãs médios esportivos.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
Primeiro, em relação a mecânica, o Hyundai Elantra N tem sob o capô o motor quatro cilindros 2.0 turbo de 280 cv e 39,9 kgfm. Essa motorização pode ser combinada a um câmbio manual de seis velocidades ou a um câmbio automático de dupla embreagem com oito velocidades, com mangas de eixo integradas, como nos carros de rali do WRC. Ele é capaz de reduzir o peso em até 1,7 quilos e melhora a aderência lateral.
Com o modo N Grin Shift ativado, a pressão do turbo aumenta, elevando a potência para quase 289 cv em momentos de aceleração máxima, o que faz o sedã alcançar os 100 km/h em 5,3 segundos. Para colocar toda essa força no chão, a empresa sul-coreana adicionou um diferencial eletrônico de deslizamento limitado.
Assim como o hatch i30 N, o Elantra esportivo tem seletor de modos de condução que, além do já citado N Grin Shift, inclui os modos N Power Shift e N Track Sense Shift. As novidades não param por aí, já que a versão tem amortecedores ajustáveis eletronicamente e barra estabilizadora ativa, o que ajuda a mudar o comportamento dinâmico de acordo com os modos de condução. Isso o VW Jetta GLI nem pensa em ter.
Com o modo de maior desempenho, o sedã esportivo chega a entregar 289 cv
Dutos de ar também fazem parte da versão para arrefecer o sistema de freios. O sistema de frenagem, por sua vez, é composto por discos de 14,1 polegadas. As rodas são de 19 polegadas e os pneus são 245/35 Michelin Pilot 4S.
Em relação ao visual, o Elantra N 2022 conta com um olhar mais agressivo, a começar por um para-choque dianteiro com grandes entradas de ar. Do lado, novas saias feitas sob medida levam o logotipo “N”, da divisão esportiva da marca sul-coreana. O difusor traseiro conta com dois escapamentos, detalhes em vermelho e um aerofólio.
Ao entrar no Elantra N 2022, a sensação é a de entrar em um verdadeiro esportivo. O logotipo N está presente no volante e nos bancos, que podem ser anatômicos e 10 milímetros mais baixos, caso o cliente prefira.
O sistema multimídia, assim como o quadro de instrumentos, passou por mudanças. Agora, as telas contam com informações como a temperatura do óleo e torque. Há um cronômetro para marcar voltas rápidas e, em alguns mercados específicos, o aplicativo Hyundai N estará disponível para o motorista.
Em relação ao lançamento, ainda não há muitas informações, mas o modelo deve ser lançado na Coreia do Sul e, depois, deve chegar a outros mercados, como o norte-americano.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.