Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Com mudanças, novo Hyundai Creta 2022 já está homologado no Brasil

Nova geração do SUV manterá 2.0 nas versões de topo ao mesmo tempo que cede à moda do 1.0 turbo. Versões já estão registradas

Por Eduardo Passos Atualizado em 28 jun 2021, 13h57 - Publicado em 28 jun 2021, 13h41
Novo Hyundai Creta russo adianta mudanças que deverão surgir no Brasil
Novo Hyundai Creta russo adianta mudanças que deverão surgir no Brasil Hyundai/Divulgação

O novo Creta nem foi lançado no Brasil e sua reestilização de meia-vida já está em desenvolvimento. Desta vez, porém, o mercado brasileiro pode servir de plataforma para que a Hyundai introduza algumas mudanças, a fim de deixar o SUV compacto com visual mais agradável e mais parecido com os novos Tucson e a picape média compacta Santa Cruz.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

O facelift completo estreará lá fora entre 2022 e 2023 e mudará principalmente a polêmica dianteira, onde a grade paramétrica que disfarça os faróis deverá ser adotada. Por dentro, o interior do Tucson ainda será repetido, da mesma forma que a coreana fez na caminhonete.

A transição será gradual, e já começou na Rússia, onde o modelo foi lançado com novo padrão na grelha frontal e para-choques levemente redesenhados, entre outras mudanças. O Hyundai Creta 2022 estreia no Brasil entre setembro e outubro com este novo visual.

Abertura do porta-malas ganhou novas linhas, que serviram também para lojas novas lanternas
Abertura do porta-malas ganhou novas linhas, que serviram também para lojas novas lanternas Hyundai/Divulgação

O Creta se renovou principalmente atrás, onde foi instalada nova tampa do porta-malas com linhas inéditas e o nome do carro sob o emblema da Hyundai. Com isso, as brake lights foram transferidas para cima e uma extensão das lanternas foi acrescentada à abertura do compartimento de carga.  As elegantes saídas duplas do escape também acabaram, cedendo espaço a um cano discreto sob o novo para-choques com aplique em cinza.

Na frente a mudança foi mais sutil, mas a aposentadoria da antiga grade – que deixava expostos componentes do motor, quebrando a harmonia estética – veio em boa hora. A nova grelha tem desenho mais próximo de Tucson e Santa Cruz e reforça o caminho que a coreana busca ao SUV,

Continua após a publicidade

A Hyundai também faz mistério até sobre o powertrain do SUV nacional, mas dados obtidos por QUATRO RODAS revelam que o motor 2.0 (166cv/ 20,5 kgfm) será mantido nos modelos mais caros, ao passo que versões de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo GDI (120 cv/17,5 kgfm) do HB20 2022, em substituição ao 1.6 (130 cv/ 16,5 kgfm).

Interior da versão russa do novo Hyundai Creta
Interior da versão russa do novo Hyundai Creta Divulgação/Hyundai

São 14 versões homologadas no Brasil, mas é improvável que todas sejam lançadas. Seguindo a estratégia do México, haveria quatro possibilidades para a versão de topo: Exclusive, Limited, Platinum ou Ultimate.

Ao mesmo tempo, as três versões inferiores corresponderiam a opções como Absolut, Comfort, Dynamic, Icon, Innova, Limited, Master, Sensation, Style e Tech.

CRETA 2022
Versão do Creta produzida na Índia tem grade maior Motorpasión México/Reprodução

Em termos de consumo, o motor 1.0 registrou média combinada de gasolina na casa dos 13,5 km/l, contra 13,1 km/l do 2.0 já em uso na atual geração. Com números tão próximos, o ganho em performance é mais que justificável.

O Hyundai Creta de segunda geração foi lançado no exterior no final de 2019, vivendo intensamente as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 e a chegada da nova plataforma E-GMP da Hyundai, que ganhará 23 modelos até 2025. Mas sua plataforma ainda é a mesma do Creta atual.

Hyundai Creta
Indiano tem escape com saídas duplas e ponteiras quadradas, enquanto o brake light fica na base da janela traseira Motorpásion/Divulgação

Previsto para o segundo semestre, o Creta será fabricado em Piracicaba (SP) e oferecerá o serviço de concierge Bluelink, capaz de rastrear e comandar partes do carro via aplicativo. A próxima versão será produzida já a partir de 2022 e, com foco na propulsão elétrica, a Hyundai dá pistas de que a hibridização pode chegar ao seu utilitário compacto.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade