HR-V é o modelo mais vendido da Honda em 2015
SUV ultrapassa o Fit e torna-se o líder de vendas da marca
O Honda HR-V é o modelo mais vendido da marca no país em 2015. Apesar de as vendas terem sido iniciadas no fim de março, o volume de unidades emplacadas atingiu 33.183 em setembro, superando por pouco o monovolume Fit (32.855).
O sucesso do SUV não fica restrito ao portifólio da Honda. Há alguns meses, assumiu a liderança do segmento, destronando o líder Ford EcoSport e seu concorrente mais recente, o Jeep Renegade – lançado em abril. Levando em conta os números mensais, o modelo da marca japonesa obteve seu recorde exatamente em setembro, com 5.747 exemplares vendidos.
Esses números também ajudam a explicar outra situação: a sensível queda nos emplacamentos do Civic perante o Corolla. Ciente da alta demanda do mercado pelo HR-V, a fabricante se viu obrigada a reduzir a produção do sedã em sua planta de Sumaré (São Paulo), cuja capacidade produtiva oficial é de 120 mil unidades ao ano.
Com isso, o Civic viu o Toyota Corolla, grande rival entre os sedãs médios, abrir larga vantagem nas vendas acumuladas em 2015 (49.591 a 25.569 até setembro), margem bem superior do que aquelas registradas em anos anteriores. Em 2014, por exemplo, foram 63.290 emplacamentos do Corolla contra 52.254 do Civic; em 2013, aliás, o modelo da Honda terminou o ano à frente do rival (60.966 contra 54.102).
A tendência é de que essa situação seja amenizada em 2016, quando a planta de Itirapina (também em SP) entrará em funcionamento. A nova fábrica, num primeiro momento, será dedicada à montagem do Fit, abrindo espaço para a produção de mais unidades de HR-V e Civic em Sumaré.
VEJA MAIS– Mercado: Renegade encosta no HR-V; EcoSport vai ficando para trás– Teste: Honda HR-V EXL