Honda ZR-V é SUV médio baseado no Civic que será vendido no Brasil
SUV médio será posicionado entre o HR-V e o CR-V e já está confirmado para o Brasil. só falta definir seu nome
A Honda confirmou o lançamento do seu mais novo SUV derivado da plataforma do Honda Civic de 11ª geração antes mesmo de definir seu nome. Isso porque esse novo carro será vendido nos Estados Unidos como Honda HR-V. Mas ele não tem absolutamente nada em comum com a nova geração do HR-V que estreia no Brasil em agosto.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O novo HR-V que será fabricado no Brasil compartilha parte da plataforma com o City, assim como o vendido na Europa. Nestes dois mercados, o novo SUV médio assumirá um nome completamente diferente e poderia ser Honda ZR-V, como será vendido na China.
Isso é apenas uma suposição. A GAC Honda costuma adotar nomes e até mesmo visuais exclusivos para o mercado chinês. O antigo HR-V é conhecido por lá como XR-V e a nova geração estreou por lá apenas elétrica, com dois nomes: e:NS1 e e:NP1. A principal diferença entre eles é que o e:NS1 tem visual esportivado.
O novo Honda ZR-V tem exatamente o mesmo visual do SUV que será vendido nos Estados Unidos, com faróis full-led bem separados da grade dianteira quase oval. É uma linguagem de design bem diferente dos outros Honda. Também será consideravelmente maior: o entre-eixos teria cerca de 2,70 m, contra 2,61 m do HR-V.
Na traseira, o que chama atenção são as duas saídas de escape, que se justificam pela mecânica. O logotipo “240 Turbo” na traseira também já foi visto no novo Honda Integra (que é um Civic) vendido na China, e identifica o motor 1.5 Turbo, com 182 cv e 24,5 kgfm, e câmbio CVT. Bem, esta é uma semelhança com os novos HR-V Touring e RS que serão vendidos no Brasil.
Nos Estados Unidos, o SUV médio foi confirmado com o mesmo 2.0 aspirado de 160 cv e 19 kgfm de torque. Na China, porém, já se fala em uma futura versão híbrida com outro motor 2.0 aspirado com ciclo Atkinson. Ou seja, a mesma mecânica do Civic e:HEV que também será importado para o Brasil. Por outro lado, a Honda já adiantou que seu novo SUV médio não será híbrido no Brasil.
Independente do nome, o novo SUV chegará ao Brasil importado dos Estados Unidos (assim como o novo Civic) e será posicionado entre o HR-V nacional e a nova geração do CR-V, que chegará em 2023 maior e apenas com mecânica híbrida.