No final de 2021, a Honda promoveu mudanças drásticas e arriscadas no mercado brasileiro. Após 24 anos, o Civic deixou de ser produzido no Brasil para se tornar “gringo” – a nova geração chegará importada a partir do segundo semestre de 2022. Além disso, o City hatch chegou para substituir o aclamado Fit. Mas as mudanças não param por aí.
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Agora, a fabricante confirmou que o WR-V, atualizado em 2020, sai definitivamente de seu catálogo nacional. Além disso, a atual geração do HR-V também não é mais produzida no Brasil. Ambos os SUVs continuam em produção para exportação, mas as unidades destinadas ao mercado brasileiro são as produzidas até dezembro de 2021, em estoque.
A marca salienta, porém, que o HR-V tem apenas uma interrupção na produção, já que a sua nova geração (já flagrada em testes no Brasil) será lançada nos próximos meses, com produção e vendas no país previstas para o segundo semestre de 2022.
Tanto o WR-V, quanto o HR-V, deixam de ser oferecidos por conta dos novos protocolos de emissões de poluentes do programa Proconve L-7. Os altos custos para adequar os motores 1.5 do WR-V e o 1.8 do HR-V atual foram determinantes para decretar o fim da produção dos SUVs.
A marca japonesa também diz que, considerando os impactos da pandemia na indústria automotiva e a entrada em vigor das novas regras de emissões, concentrará seus esforços na produção e venda dos recém-apresentados City hatch e sedã.
Tem, mas acabou
Os modelos importados da marca também sofrem com disponibilidade, mas Honda garante que ambos seguem fazendo parte de seu catálogo no Brasil. É o caso do Accord híbrido e do CR-V, que, “em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes”, aponta a empresa.
Com indisponibilidade de preços no site oficial da marca, não há previsão de normalização para a importação dos modelos.
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