Em lançamento simultâneo com a CBR 250R a Honda apresentou sua nova off road, a CRF 150F. Para uso exclusivo na terra, o lançamento vem suprir uma lacuna na linha de produtos da Honda neste segmento: a falta de uma moto mais baixa e menos potente que uma CRF 230F e que atenda os iniciantes ou iniciados vindos de motos menores como a CRF 50.
A nova CRF 150F tem o mesmo apelo visual que suas irmãs de competição: estreita, leve e banco que se estende até o tanque para ajudar na pilotagem off-road. É baixinha – tem roda aro 19 na dianteira e 16 na traseira – o que também agiliza os toques com os pés no chão em tocadas agressivas – o bom curso nas suspensões – 231 mm na dianteira e 226 na de trás – completam o honesto pacote ciclístico.
O motor é derivado da NX-R 150 Bros, rende 14 cv a 8500 e tem 1,33 mkgf. Suas respostas fazem parecer que tem mais torque e potência do que sua prima urbana, mas é a relação final com coroa de 47 dentes que determina a sensação. Não espere aquele fôlego nas saídas de curva, onde a roda traseira levanta terra fazendo a roda da moto deslizar de um lado para o outro e a dianteira saindo do solo.
O comportamento é bem civilizado, propício para aqueles que estão se iniciando ou subindo de categoria, mas nem por isso deixa de ser divertida. Pelo contrário, o bom curso de suas suspensões deixam o motociclista à vontade para encarar qualquer obstáculo, em subidas ou descidas e seu sistema de freio – a disco na dianteira e tambor na traseira – estão de acordo com o peso e potência da motinho.
O preço de 8690 reais é bem sugestivo e deixa as aventuras fora de estrada mais próximas dos jovens motociclistas.