GWM Haval Ruge e Ruge Max aumentam ainda mais a família de SUVs da chinesa
Com design parecido e tamanhos diferentes, novos membros da família Haval têm semelhanças com modelos vendidos no Brasil e visual renovado
Recém-lançada no Brasil, a família de SUVs Haval, da GWM, já conta com mais de dez modelos disponíveis no mercado chinês; mesmo assim, há mais dois a caminho. Com nomes parecidos e design semelhante, os novos Haval Ruge e Haval Ruge Max buscam se diferenciar não apenas em tamanho, mas em mecânica e nível de conforto.
É fácil se confundir com os dois utilitários (apesar do Ruge Max ser consideravelmente maior) e ambos são feitos sobre a mesma plataforma L.E.M.O.N que estreou no Brasil através do Haval H6. Os faróis têm o mesmo estilo mas, no Ruge, ficam na parte afilada semelhante às “presas de leão” dos Peugeot — enquanto no modelo maior eles ficam na parte superior da peça. O Ruge Max também apresenta uma grade com losangos que formam um degradê, enquanto no irmão menor ela é praticamente inexistente.
Outras diferenças estão na traseira: assim como os faróis, as lanternas também são similares, mas as do Ruge têm uma parte extra que avança para baixo. A particularidade do Ruge Max está na tampa do porta-malas, que traz um vinco profundo ao centro.
Como o nome sugere, o Ruge é o menor entre os dois e, naturalmente, ele também é mais simples. O SUV tem comprimento de 4,60 m e 2,70 de entre-eixos, com porta-malas de 420 litros. Para efeitos de comparação, seu porte é equivalente ao do Toyota RAV4.
Por dentro, ele traz itens tecnológicos, mas não há nada muito requintado e luxuoso. O Ruge tem quadro de instrumentos digital e central multimídia de 12,3’’ cada, com botões de controle sensíveis ao toque. Há também dois carregadores sem fio para celulares, 29 porta-objetos, controle de cruzeiro, bancos com ajuste elétrico e um jogo de câmeras para auxiliar nas manobras.
O Ruge terá apenas uma opção de motores. No caso, o sistema híbrido plug-in que é composto por um motor 1.5 de 101 cv e 13,5 kgfm acoplado à transmissão DHT de duas marchas que traciona o carro em altas velocidades. Também no eixo da frente, há um motor elétrico de 156 cv e 25,45 kgfm, que é o responsável por tracionar o carro na maior parte do tempo, enquanto o motor a gasolina atua mais como gerador. Juntos eles entregam 190 cv e 37,7 kgfm.
A bateria tem 19,2 kWh e garante uma autonomia em regime elétrico de até 96 km no ciclo WLTP, mas a autonomia combinada pode chegar aos 1.000 km, segundo a montadora. O SUV é oferecido com carregador de corrente alternada que suporta até 6,6 kW e corrente contínua de até 33 kW.
O Ruge Max compartilha da mesma motorização, só que o motor a combustão ganha 15 cv a mais. Além disso, ele também é oferecido com trem-de-força mais robusto, que se assemelha ao dos Haval H6 PHEV do Brasil. Nessa versão, o SUV recém-apresentado traz motor 1.5 turbo de 154 cv, que atua da mesma forma que o aspirado do Ruge. Há também a adição de um segundo motor elétrico de 204 cv e 35,6 kgfm instalado no eixo traseiro. Consequentemente, essa versão oferece tração nas quatro rodas.
Esse conjunto tem ao todo 279 cv e 59,6 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 6,8 s. Se por um lado o desempenho é maior, por outro a autonomia cai, mas não é muita coisa. Com arranjo trimotor, o Ruge Max pode andar até 90 km usando apenas energia elétrica, com base no WLTP.
Fora isso, o Ruge Max também é maior. Seu comprimento chega aos 4,78 m e o entre-eixos é de 2,80, sendo semelhante ao tamanho de um Jeep Commander. Apesar do porte avantajado, ele não será oferecido com três fileiras de bancos.
No interior ele tem mais luxo e tecnologia, trazendo três telas de 12,3’’ – uma para o quadro de instrumentos, outra para a multimídia e a última para o passageiro – além do controle de cruzeiro adaptativo. O console central também tem dois carregadores wireless, mas eles são um pouco mais avançados. O primeiro é mais potente e tem potência de 50 W e traz sistema de refrigeração. Já o segundo é mais simples e carrega a 15 W.
Até mesmo no número de porta-objetos ele ganha, subindo para 32. Os bancos traseiros têm duas opções de inclinação para dar maior conforto aos passageiros.
A dupla Haval Ruge e Ruge Max chegará ao mercado chinês no próximo trimestre, mas ainda não teve seus preços especificados.