Grandes Brasileiros: Dodge Dart SE

Opção ao caro Charger R/T, o Dart SE economizava nos detalhes para entregar desempenho por atacado

Dodge Dart SE Capô pintado de preto fosco: recursos simples

Capô pintado de preto fosco: recursos simples  (/)

Ainda que você não seja afeito a esoterismos, há de concordar que a menção de duas consoantes é capaz de alterar a pressão arterial de um grupo de quarentões e cinquentões. Basta um R seguido de um T para que a mente deles seja banhada por grandes e vistosos carros de cor alaranjada acompanhados do sonoro borbulhar de seus V8… Um sorriso cúmplice entre os presentes não deixará dúvida quanto ao significado do R/T, Charger R/T, esportivo dos mais desejados, potentes e caros do Brasil, um ícone dos anos 60 e 70.

Embora o Charger tenha ficado na memória como o Dodge mais esportivo, não foi o único. Em 1972 surgiu uma opção mais simples e voltada ao público jovem que buscava desempenho sem se importar com detalhes de acabamento. Era o Dart Special Edition, ou SE, como ficou conhecido. Custava 4 000 cruzeiros (15.494 reais hoje) menos que um Dart cupê, e quase 19 000 cruzeiros (incríveis 73.597 reais!) mais barato que o R/T.

Dodge Dart SE Não havia cromados na grade, nas calotas ou nos frisos. Só os para-choques ganharam brilho

Não havia cromados na grade, nas calotas ou nos frisos. Só os para-choques ganharam brilho  (/)

O SE contrariava a prática da época de versões simplificadas aparentarem pobreza se comparadas às superiores. Grade, capô e a parte da traseira entre as lanternas eram pintados de preto fosco, que contrastava com as cores vivas disponíveis. Só os para-choques eram cromados. Rodas prateadas sem calota e faixa adesiva nas laterais salientavam sua esportividade. O volante era do tipo competição e os bancos, revestidos por tecido xadrez. Os dianteiros eram mais anatômicos e tinham encosto mais alto. O câmbio vinha no assoalho. Em vez de um “pé de boi”, o dono levava um cupê ao estilo dos muscle cars americanos.

Dodge Dart SE Volante esportivo e tecido xadrez disfarçavam a simplicidade

Volante esportivo e tecido xadrez disfarçavam a simplicidade  (/)

Entras as perdas, não havia esguicho no limpador nem desembaçador e faziam falta o retorno automático dos piscas e as luzes de cortesia. Já o V8 era o mesmo dos demais Dart, com seus impressionantes 198 cv e 41,5 mkgf. “Toda essa força aparece nas arrancadas e nas subidas, que para o carro parecem planos”, destacou QUATRO RODAS no teste do SE em junho de 1972.

Dodge Dart SE No motor V8, 198 cv falavam grosso

No motor V8, 198 cv falavam grosso  (/)

A revista ainda elogiava o silêncio e a suavidade do motor, sua elasticidade, a estabilidade e a precisão da direção. Porém faltava eficiência nos freios a tambor, o SE pulava bastante em altas velocidades e a desmultiplicação da direção dava canseira com suas 6,5 voltas. A qualidade dos materiais, vedação e pintura eram outra queixa. Mas o texto concordava que para os que “quiserem o automóvel de série mais forte e mais veloz do nosso mercado sem ter de pagar demais, o Special Edition será a compra ideal”.

Dodge Dart SE Painel não tinha conta-giros

Painel não tinha conta-giros  (/)

Após melhorias no acabamento em 1973, o SE ganhou freios dianteiros a disco na linha 1974. Capô e traseira não eram mais negros, as faixas laterais ficaram duplas e mais curtas e o estofamento combinava com a pintura. Porém, após 4 107 unidades, o SE foi cancelado em 1975. O paulista João Carlos Bassetto é o único dono do exemplar 1973 fotografado. Ele já saiu da revenda com uma capa de napa nos bancos que preservou o revestimento xadrez. Foi restaurado em 2003 sob supervisão de filho Daniel. “Meu pai foi me buscar com ele na maternidade, eu ia para a escola nele”, afirma o analista de sistemas. Após quase quatro décadas, o SE, assim como o irmão rico, o Charger R/T, continua provocando emoções. 

Teste Quatro Rodas – junho de 1972
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 s
Velocidade máxima: 171,43 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 27,8 m
Consumo: de 4 a 6 km/l
Preço (maio de 1972): Cr$ 29.868
Preço (atualizado IGP-DI/FGV): R$ 115.694,85
Ficha Técnica
Motor: dianteiro, longitudinal, V8, 5 212 cm³, carburador de corpo duplo, a gasolina; Diâmetro x curso: 99,3 x 84,1 mm; Taxa de compressão: 7,5:1; Potência: 198 cv a 4 400 rpm; Torque: 41,5 mkgf a 2 400 rpm
Câmbio: manual de 3 marchas, tração traseira
Dimensões: comprimento, 496 cm; largura, 181 cm; altura, 139 cm; entre-eixos, 282 cm; peso, 1 495 kg
Suspensão: Dianteira: independente, com braços triangulares, barras de torção longitudinais e amortecedores; Traseira: eixo rígido com feixes de molas semielípticas longitudinais e amortecedores
Freios: a tambor nas 4 rodas
Rodas: aço, 55 J x 14
Pneus: 6,95 x 14
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