Clique e assine por apenas 8,90/mês

GP Brasil de F-1: Hamilton bate e Bottas é pole em Interlagos

Finlandês aproveita ausência de companheiro de time, faz terceira pole position da carreira e bate recorde da pista

Por Vitor Matsubara - 12 nov 2017, 12h58
Piloto da Mercedes-AMG, Valtteri Bottas foi o pole position do GP Brasil de F-1 2017
Bottas conquistou a pole e ainda bateu o recorde de volta mais rápida em Interlagos Fernando Pires/Quatro Rodas

Valtteri Bottas largará na frente no GP do Brasil de Fórmula 1.

O finlandês repetiu o bom desempenho do treino livre e fez sua melhor volta em 1’09”452, suficiente para colocá-lo à frente das duas Ferraris: Sebastian Vettel foi o segundo mais rápido, seguido por Kimi Raikkonen.

A Mercedes protagonizou dois dos momentos mais emocionantes dos treinos classificatórios.

A pista mal havia sido liberada quando Lewis Hamilton bateu forte na Curva do Laranjinha. A colisão paralisou a prova, mas o tetracampeão mundial saiu do carro caminhando e voltou no medical car aos boxes.

Bottas já havia sido o mais rápido no último treino livre, disputado neste sábado Fernando Pires/Quatro Rodas

A prova foi reiniciada e os pilotos seguiram as atividades sem grandes problemas. O Q1 se encerrou com Pascal Wehrlein (Sauber), Pierre Gasly (Toro Rosso), Lance Stroll (Williams) e Marcus Ericsson (Sauber) nas últimas posições.

Continua após a publicidade

Stroll, aliás, já havia sido punido com a perda de cinco posições pela substituição da caixa de câmbio, danificada após o treino livre da manhã. Sem tempo, Hamilton largará no último lugar.

O Q2 excluiu da briga pelo top 10 os pilotos Esteban Ocon (Force India), Romain Grosjean (Haas), Stoffel Vandoorne (McLaren), Kevin Magnussen (Haas) e Brandon Hartley (Toro Rosso).

Lá na frente, Bottas já indicava que seria forte candidato à pole, batendo o recorde não oficial de volta mais rápida em Interlagos com 1’08”901.

Vettel andou bem, mas acabou atrás de Bottas
Vettel foi a maior ameaça à Bottas nos treinos classificatórios Fernando Pires/Quatro Rodas

A façanha, porém, foi batida rapidamente no Q3 por Sebastian Vettel, que cravou 1’08”360. O tempo levou o alemão à ponta, seguido de perto pro Bottas antes da última rodada de voltas rápidas.

Foi aí que as posições se inverteram e Valtteri Bottas marcou a terceira pole position de sua carreira – todas conquistadas nesta temporada.

De quebra, o finlandês ainda se tornou o novo recordista de volta mais rápida em Interlagos. Único brasileiro do grid, Felipe Massa largará na 9ª posição.

Massa largará na quinta fila do grid em Interlagos reprodução/Internet
Continua após a publicidade
Publicidade