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Governo reduz IPI de carros novos em 18,5%, mas efeito não vai durar

Redução na alíquota de IPI para automóveis reduz preço final, mas pode ser neutralizado pelo próximo aumento de preços

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 mar 2022, 20h19 - Publicado em 2 mar 2022, 17h13

O governo federal publicou na última sexta-feira (25) decreto que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, eletrodomésticos, celulares e outros produtos industrializados.

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A maior parte dos produtos tiveram redução de 25% na alíquota do IPI, mas alguns tipos de automóveis tiveram redução menor na alíquota, de 18,5%. Na prática, porém, a redução no imposto poderá alcançar os 25% dependendo da classificação de cada veículo.

Vale enfatizar que a redução é na alíquota do IPI, que varia entre 7% para veículos com motor 1.0 flex ou 25% no caso de automóveis com motores 2.0 a gasolina. E, também, o efeito dessa redução não será notável por muito tempo.

Embora o decreto já esteja valendo e não tenha data para expirar, o impacto no preço dos carros novos não é tão grande.

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Renault Kwid Intense biton
Renault Kwid (Rodolfo Buhrer/La Imagem/Renault)

Tomemos o Renault Kwid Zen, que parte dos R$ 59.890 pagando de 7% de IPI, como exemplo. Com o decreto, a alíquota para carros flex até 1.000 cm³, como o Kwid, cai para 5,7%. Se antes o IPI representava R$ 4.192 do preço compacto da Renault, agora representa R$ 3.413: a redução no preço é de R$ 779, ou apenas 1,3% sobre o preço.

Consideremos então um carro com motor maior.  Para carros flex com motores entre 1.0 e 1.5 a alíquota do IPI caiu de 11% para 8,96%. É o a alíquota que incide na venda do novo Jeep Renegade 1.3 turbo, que parte dos R$ 123.990. Em vez de R$ 13.638, passa a pagar R$ 11.097 de IPI, uma diferença de R$ 2.531 que corresponde a redução de 2% no preço do SUV compacto, para R$ 121.459.

É muito pouco. Considerando que, em média, o reajuste mensal aplicado pelas fabricantes fica ao redor de 1 e 2,5%, a medida do governo é um paliativo que vai conter a alta no preço dos carros novos por muito pouco tempo.

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Jeep Renegade Sport
Jeep Renegade Sport (Divulgação/Jeep)

Para automóveis com motores entre 1.5 e 3.0 a redução da alíquota foi de 18% para 14,67%. Para SUVs e picapes 4×4 a redução no IPI foi de 15% para 12,25%.

Agora, para híbridos e híbridos plug-in a alíquota do IPI varia entre 7,33% ( menos de 1.400 kg e 1,10 MJ/km) e 16,3% (mais de 1,68 MJ/km e 1.700 kg) de acordo com o peso e as emissões dos veículos. Pra elétricos, a variação é entre 5,7% (até 1.400 kg) e 14,67% (mais de 1.700 kg e 1,35 MJ/km).

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Ainda assim, a expectativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é que a tendência de redução dos preços dos produtos industriais como um todo impactem na inflação, já que os preços do segmento representam 23,3% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

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