No Brasil, além dos fogos, outra “tradição” comum nas festas de fim de ano são os motoqueiros “cortando giro”, prática onde o motorista acelera a moto com a embreagem pressionada. Muitos ainda modificam o escapamento para aumentar o som gerado.
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Mas parece que não é só aqui que o barulho excessivo de motores é um incômodo. Na França, o governo vai iniciar testes com radares antirruído que conseguem flagrar veículos que estão fazendo barulho acima do permitido.
Estes primeiros testes estão sendo feitos em uma rodovia na província de Yvelines, ao sudoeste de Paris. O local é rota de motociclistas que vão curtir o final de semana em meio a natureza, e o barulho alto e contínuo incomoda os moradores da região.
“É um ruído de fundo permanente, todo fim de semana. Mesmo de manhã e à noite há veículos e muitas motocicletas sem silenciador que fazem um ruído que pode chegar a 80 e até 100 decibéis”, explica Olivier Bedouelle, prefeito de Saint-Lambert, uma comuna da província.
Além dessa rodovia, o governo francês já anunciou que vai instalar radares em vias urbanas. Entre os locais escolhidos estão a capital, Paris, as metrópoles de Lyon e Nice e as comunas de Bron, Villeneuve le Roi e Rueil Malmaison. Nesses casos, os radares serão instalados dentro de zonas urbanas, onde os veículos não podem passar dos 50 km/h.
Assim como na rodovia, nos outros pontos também serão instalados três tipos de radares, para testar suas diferentes tecnologias. Ao ultrapassar o limite sonoro, os equipamentos tiram uma foto da placa do veículo infrator, assim como os radares de velocidade.
Para o período de testes foi estabelecido um limite de 90 decibéis, que poderá ser alterado no futuro. Entretanto, a multa já foi definida: 135 euros, equivalente a R$ 864 em conversão direta.
De acordo com a ministra da Transição Ecológica, Bárbara Pompili, o prejuízo da poluição sonora, entre problemas de saúde e desvalorização imobiliária, chega aos 147 milhões de euros (aproximadamente R$ 940 milhões) para o governo francês. A OMS declarou que o ruído excessivo é responsável por cerca de 40.000 mortes prematuras na França, sendo o segundo fator ambiental que causa mais danos à saúde na Europa, atrás somente da poluição do ar.
No Brasil, a poluição sonora de motores, dependendo da intensidade e horário, pode caracterizar crime de perturbação de sossego. No caso das motocicletas com escapamento modificado é considerado infração grave de trânsito, acarretando em multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira.