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Este Ford Escort aguenta ir da China à França e pode ser seu a R$ 250.000

Rara unidade da primeira geração do notchback preparada para aguentar rali de 19.000 km está à venda no Brasil, mas custa preço de um BMW

Por Fabio Black
13 jun 2020, 07h00
Pronto para enfrentar qualquer rali do planeta, esse Escort de primeira geração pode ser seu (OACERVO/Divulgação)

A Ford só trouxe o Escort para o Brasil em 1983. Na época, foi um carro com design inovador e mecânica moderna, muito além do que o Corcel era capaz de entregar até então.

Foi um sucesso imediato, fazendo com que a Volkswagen corresse parar lançar seu arquirrival, o Gol GT 1.8.

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Mas o Escort já existia muito antes disso em outros mercados.

Lançado em 1968 no Reino Unido, também inovou na Europa com formas arredondadas, molduras nos faróis e tração traseira (diferentemente do nosso Escort nacional, dianteiro).

(OACERVO/Divulgação)

Seu grande pecado nos anos 1960 eram os motores fracos, mas ainda assim era um carro muito leve e equilibrado, bom de curva, o que rapidamente o levou para as pistas.

Não antes de ser preparado para gerar mais potência. Foi ai que nasceu o RS 1600, com motor 1.6 16V e duplo comando no cabeçote, que rendia 114 cv de potência e 14,5 kgfm de torque.

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Como o Escort RS pesava apenas 780 kg, o desempenho era muito bom. Ele chegava aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e atingia 182 km/h. Acabou virando uma lenda nos ralis.

Toda instrumentação apropriada para Rali usado na época (OACERVO/Divulgação)

Entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, a equipe Ford de rali foi praticamente imbatível. Sua vitória mais emblemática, aconteceu no mundial de rali Londres – Mexico em 1970.

Até hoje, em todo o mundo, os Ford Escort de primeira geração são usados em competições fora de estrada.

E se você está querendo entrar nesse mundo, encontramos um belo Escort MK1 1970, pronto e homologado para qualquer rali do planeta, à venda no Brasil.

Todos os itens de segurança homologados pela FIA (OACERVO/Quatro Rodas)

Um apaixonado por ralis de veículos antigos e primeiro brasileiro a disputar o Rali de Monte Carlo (a bordo de um Volvo Amazon de 1967) foi quem idealizou o carro durante os últimos cinco anos.

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O projeto era voltar a Monte Carlo, desta vez com o Escort, e fazer a mais desafiante prova de rali de regularidade do planeta, o Rali Pequim-Paris. São 19.000 km percorridos em 32 dias.

legenda (OACERVO/Divulgação)

Para tanto, seu Escort foi desenvolvido aos mínimos detalhes.

Há cinco anos, foi inteiro desmontado e preparado para conseguir obter a homologação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da Fiva (Federação Internacional dos Veículos Antigos).

Todos os equipamentos são originais e iguais aos utilizados na época de fabricação do carro (1970).

Instrumentos de cronometagem HEUER de época dão o ar vintage ao cockpit (OACERVO/Divulgação)

Não houve poupança de esforços ou investimentos: tudo de melhor no mundo dos ralis está nesta unidade.

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Inicialmente feito pela preparadora inglesa Burton, o Escort passou pelas mãos de Ferreirinha, famoso mecânico que cuidava dos carros de um tal de Emerson Fittipaldi em seus tempos de Fórmula Ford.

Hoje, o motor RS 1600 preparado pelo Ferreirinha está limitado a 140 cv, mas pode atingir muito mais.

Tanque de 105 litros de competição elevam a autonomia do Escort (OACERVO/Divulgação)

A lista de melhorias e acessórios é extensa:

– Mudança de bloco para 1600 cc igual ao do Lotus
– Formatação de Fórmula Ford agora com 1740 cc
– Comando da Crane Cans inglesa (tenho mais dois comandos fast road) do RS
– Balancim de titânio
– Válvulas balanceadas
– Pistões e bielas balanceadas – compressão 10.1
– Cabeçote 1600 do RS com serviço de F-Ford
– Bomba de óleo, água e distribuidor de competição
– Dois carburadores Weber duplos 40 com duplo acionamento
– Dutos trabalhados
– Coletores de escape trabalhados, no mesmo tamanho e balanceados em bancada de fluxo de gases
– Escape dimensionado
– Barra de motor
– Ignição eletrônica Bosch
– Radiador original dimensionado com ventoinha Elétrica
– Pás de plástico do modelo RS
– Coletor de gás do óleo do modelo RS
– Freio à disco nas 4 rodas com válvula equalizadora no meio
– Câmbio revisado com manopla Speed Shift
– Freio de mão normal (acompanha o acionamento de rally)
– Instrumentos Smiths
– Iluminação interna de rally
– Halda trip twinmaster
– Cronômetro Heuer
– Relógio cronômetro MiG 21
– Bancos Sparco competição (FIA)
– Cinto 5 pontos vintage Simpson (FIA)
– Teto anti-chamas
– Extintor 5 litros
– Santo Antônio FIA Anexo K 10 pontos
– Protetor de capacete
– Interface para capacetes ou fone de ouvido (acompanha dois com microfones)
– Caixa de fusíveis no lado do copiloto
– Tanque com 105 litros competição
– Dois estepes metal
– Bomba elétrica de combustível de competição
– Filtro e medidor de compressão da bomba de combustível King
– Travas no capô e na tampa traseira de segurança
– Chave geral externa e acionamento de extintor
– Ganchos de guincho frente e traseira
– 2 faróis auxiliares de milha tipo Oscar, 2 faróis auxiliares amarelos de neblina tipo Oscar ambos com protetor Cibie de metal (works) – suportes de duro alumínio Works da Ford
– Farol de neblina Lucas traseiro
– Farol de milha inglês PIAA auxiliar (rally africano ou de neve – works)
– Iluminação e plásticos Lucas

Ele pode ser seu por R$ 250.000 e está à venda na loja @oacervo, do Instagram. O preço é alto, o equivalente a um BMW X1 zero-quilômetro, mas as possibilidades são maiores ainda.

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Já imaginou fazer o Rali de Monte Carlo? Ou o desafiador Pequim-Paris? Eu já…

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