Ford Ranger ganha versão híbrida com mais torque que V6 diesel
Ainda com poucas informações, a Ranger PHEV promete mais torque que o V6 diesel e mais de 45 km de alcance elétrico
A Ford está complementando ainda mais a linha da Ranger nos Estados Unidos. Depois de apresentar as versão Raptor, que inclusive virá ao Brasil, agora a montadora confirma a estreia da variante híbrida plug-in da picape média. Esta ainda não tem confirmação para o mercado brasileiro.
Ela usará o já conhecido 2.3 Ecoboost de 273 cv e 42,8 kgfm. Aliado a ele estará um sistema elétrico que não foi especificado pela montadora. Sabemos apenas que o quatro cilindros será auxiliado por um motor elétrico com a promessa de entregar “mais torque que qualquer outra Ranger”. Isso significa que os 61,2 kgfm da Ranger com motor V6 3.0 turbodiesel serão superados.
A Ford afirma também que a picape híbrida manterá suas capacidades de reboque, carga útil e de off-road. Com motor a diesel, a Ranger é capaz de rebocar até 3.100 kg com freio e carregar mais 1.071 kg de carga. Tudo isso, com um “tempero” a mais proporcionado pelo motor elétrico.
A bateria, que não teve sua capacidade especificada, proporcionará aos trabalhadores muito mais praticidade. Foram adicionadas mais tomadas na caçamba e nas portas traseiras, que servem para ligar diversos tipos de equipamentos eletrônicos. Além disso, a montadora afirma que a Ranger poderá andar até 45 km apenas com o motor elétrico.
No design não há grande diferenciação para as versões apenas a combustão. As exceções são o bocal de carregamento, instalado ao lado da entrada para o tanque de combustível, o novo desenho para as rodas de 18’’ e os emblemas da versão nas laterais.
Infelizmente, não temos imagens da cabine, mas não espere por mudanças drásticas. Devem permanecer o quadro de instrumentos digital e a grande central multimídia vertical. Além disso, a picape também terá um pacote ADAS completo e, possivelmente, novidades no quadro de instrumentos relacionadas ao sistema elétrico.
Por incrível que pareça, a Ranger PHEV não será vendida imediatamente em sua terra natal, os EUA. Na verdade, os americanos terão que esperar um pouco, pois primeiro ela será oferecida na Europa, Reino Unido e Austrália, com mais mercados sendo adicionados posteriormente.
Outro detalhe é que a versão apresentada é a Wildtrack, que ocupará o topo da gama entre as híbridas. Mas a montadora pretende aumentar a oferta “tendo em mente o cliente europeu”, como explicou Chris Rushton, Gerente de Marketing de Veículos Comerciais da Ford Pro Europe. Ou seja, versões mais baratas e ainda mais voltadas ao trabalho deverão chegar em breve.