Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford Ranger Raptor, com V6 de 400 cv, chega ao Brasil ainda neste ano

Presidente da Ford confirma que versão mais extrema da nova Ranger, com V6 de 400 cv, será novo topo de linha da picape no Brasil

Por Eduardo Passos
Atualizado em 15 set 2023, 12h13 - Publicado em 15 set 2023, 09h59

Há alguns meses, a nova geração da Ford Ranger chegou ao Brasil e, claramente, abriu uma lacuna tecnológica em relação às rivais. Agora, a marca quer manter essa distância no segmento de picapes esportivas, e a acaba de confirmar a chegada da Ford Ranger Raptor ao Brasil ainda neste ano.

A confirmação foi feita pessoalmente a QUATRO RODAS pelo presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, durante coletiva no Salão de Detroit. A caminhonete não traz à toa o nome do predador que designa os off-road mais extremos da Azul Oval: seu principal destaque é o motor V6 3.0 de 400 cv e 59,5 kgfm.

Este motor é forjado em ferro vermicular, que utiliza grafite para aumentar a resistência a impactos e altas temperaturas. Desse modo, a montadora pôde aplicar características vindas do Ford GT, seu superesportivo.

Continua após a publicidade
Lanternas traseiras têm assinatura visual exclusiva
Lanternas traseiras têm assinatura visual exclusiva (Divulgação/Ford)

A mais notável dessas é o sistema que elimina o lag do turbocompressor ao fazer com que este gire por até três segundos após o motorista tirar o pé do acelerador. Sempre pressurizado, o turbo não só responde imediatamente à próxima pisada como ainda ajusta seus parâmetros a cada uma das dez marchas do câmbio automático.

Motor V8 da Ford Ranger

Completando o showzinho à parte, o V6 pode roncar em quatros modos diferentes: desde o ajuste silencioso “para não acordar os vizinhos de manhã” até o mais extremo, que simula um escape direto e deve ser usado longe das ruas, destaca a Ford.

Continua após a publicidade
Picape tem modos de condução para as mais diversas circunstâncias
Picape tem modos de condução para as mais diversas circunstâncias (Divulgação/Ford)

Preparo para trilhas

É fato que, na trilha, potência é só um dos fatores que importam. Para atender às demandas das expedições mais bravas, portanto, a Ford preparou o que julga ser o melhor conjunto de suspensão já feito para a Ranger.

Pneus todo-terreno exclusivos envolvem as rodas de aro 17
Pneus todo-terreno exclusivos envolvem as rodas de aro 17 (Divulgação/Ford)

A começar pelos braços de alumínio e amortecedores ativos da Fox, que se ajustam às imperfeições do terreno centenas de vezes por segundo. O grau de atenção foi tanto que os tubos utilizam infusão de Teflon para minimizar o atrito e favorecer um ajuste imediato.

Continua após a publicidade

 

The next-generation and next-level Ford Ranger Raptor has arrived. Built to dominate in the desert, master the mountains and rule everywhere in between, the second-generation Ranger Raptor raises the off-road performance bar as a pick-up built for true enthusiasts. LICENSE EXPIRES: In perpetuity. LICENSE BY: IMG. LICENSE SCOPE: A - Earned editorial, press releases, press kits, B - All non-broadcast digital and online media. REGION: EU. COPYRIGHT AND IMAGE RIGHTS: This content is solely for editorial use and for providing individual users with information. Any storage in databases, or any distribution to third parties within the scope of commercial use, or for commercial use is permitted with written consent from Ford of Europe GmbH only.
Mudanças na dianteira se limitaram a dar uma cara mais “fechada” à Ranger (Divulgação/Ford)

A inda que plenamente ajustáveis e ainda maiores, os amortecedores também contam com um sistema anti-batidas secas, com os 25% finais de seu curso mais resistentes. O sistema também ajuda a segurar a dianteira em acelerações extremas.

Painel da nova Ford Ranger Raptor
Painel da nova Ford Ranger Raptor (Divulgação/Ford)

Estilo

Além da performance, a Ranger Raptor também se diferencia na estética, que inclui, externamente, grade própria e adesivos, entre outros detalhes.

Laranja da decoração é repetido pelas luzes da cabine
Laranja da decoração é repetido pelas luzes da cabine (Divulgação/Ford)

Internamente, as mudanças são mais notáveis, com uso de combinação em preto e laranja na cabine. Se destacam os bancos dianteiros que foram inspirados em aviões militares e desenhados para segurar os ocupantes com mais eficiência em situações mais pesadas.

Laranja da decoração é repetido pelas luzes da cabine
(Divulgação/Ford)

O painel conta com volante aquecível de couro e borboletas de magnésio. As telas repetem o padrão da Ranger normal, com quadro de instrumentos digital de 12,4’’ e tela vertical de 12’’ servindo de central multimídia.

Ford olhou para o alto afim de buscar inspiração para a nova Ranger Raptor
Ford olhou para o alto a fim de buscar inspiração para a nova Ranger Raptor (Divulgação/Ford)

Ainda não há preço divulgado para a Ford Ranger Raptor, mas especulações na casa dos R$ 400.000 parecem um palpite razoável.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.