Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford Ka+

Com mais espaço para ocupantes e malas do que o hatch, sedã quer peitar o Renault Logan

Por Vitor Matsubara, de Trancoso (BA)
Atualizado em 17 dez 2018, 15h52 - Publicado em 7 ago 2014, 17h43
lancamentos

Faz tempo que o Ka deixou de ser um carro de nicho. Desde a geração lançada em 2008 ele virou um modelo mais “tradicional”, feito para quem precisa levar mais do que um acompanhante (ou até a família toda) e bagagens. Esta nova fase começou há quase cinco anos, e agora se consolida com o lançamento de uma inédita versão sedã, derivada da terceira geração do veículo.

O veículo batizado de Ka+ (lê-se Ka Mais) oferece um porta-malas de 445 litros, menor que os 482 do Fiesta Rocam, a quem substitui. São, ainda, cinco litros a menos que o HB20S, que o coloca na lanterna da categoria. Mas o compartimento volumétrico traz soluções pouco usuais entre a concorrência, como as dobradiças pantográficas, cuja montagem não “rouba” espaço e nem amassa as malas, e a alavanca para abertura interna da tampa, concebida para facilitar a fuga em caso de seqüestros.

Some a esta generosidade no bagageiro um interior espaçoso para quatro pessoas – novamente atrás do Logan, mas à frente de rivais como VW Voyage e Chevrolet Prisma. Não dá para esticar as pernas como no Renault, mas ombros e cabeça não sofrem nem no banco de trás. Um quinto ocupante até consegue viajar com a turma toda, mas passará aperto.

Assim como o hatch, o Ka+ é um produto desenvolvido no Brasil para o resto do mundo. Seu design segue as últimas tendências de estilo da Ford, com frente de New Fiesta, grade inspirada nos Aston Martin e vários vincos demarcando a carroceria. Dois detalhes, aliás, distinguem sedã de hatch: o primeiro é o acabamento da grade dianteira, com filetes prateados (ou cromados na versão mais cara SEL) em vez do padrão colméia usado no hatch. O segundo diferencial está nos faróis, que têm máscara cromada no Ka+ e fumê no Ka. Mais diferenças surgem do lado de dentro, com detalhes em preto brilhante nas maçanetas e console central do sedã – o hatchback tem apliques prateados.

Continua após a publicidade

Todas as versões do Ka+ oferecem de fábrica ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e suporte para telefone celular ou MP3 Player (chamado de MyFord Dock), airbag duplo frontal, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Dependendo da versão, o sedã pode ganhar controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sistema multimídia SYNC com reconhecimento de comandos de voz e a assistência de emergência, que chama serviço médico em caso de acidente.

O Ka+ será vendido a partir de outubro com os motores 1.0 TiVCT, com 85 cv (etanol) e 80 cv (gasolina), e Sigma 1.5, que rende até 110 cv quando abastecido com etanol – se a escolha for pela gasolina a potência cai para 105 cv. Foi esta segunda versão que QUATRO RODAS dirigiu por estradas pessimamente conservadas entre Porto Seguro e Trancoso. Com três ocupantes sem bagagens, o Ka+ chamou atenção pela boa estabilidade nas curvas e respostas nas subidas, embora tenha dado indícios de que possa sofrer um pouco com capacidade máxima – algo que também acontece com seus rivais. E por falar neles, Renault Logan, Chevrolet Prisma, Fiat Siena e VW Voyage serão os concorrentes do Ka+. Ainda é cedo para dizer se o carro (que substitui o antigo Fiesta Sedan Rocam) realmente vai emplacar. Seja como for, a Ford aposta alto no modelo. Segundo o gerente de marketing da empresa, Oswaldo Ramos, o Ka+ tem potencial para se tornar o sedã mais vendido da história da marca.

Veja abaixo a tabela de preços do Ka+

Ka+ SE 1.0: R$ 37.890

Ka+ SE Plus 1.0: R$ 39.890

Continua após a publicidade

Ka+ SEL 1.0: R$ 42.490

Ka+ SE 1.5: R$ 42.890

Ka+ SE Plus 1.5: R$ 44.890

Ka+ SEL 1.5: R$ 47.490

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.