Apresentar um carro-conceito praticamente pronto para ganhar as ruas é estratégia recorrente das montadoras em salões de automóvel. Em Frankfurt, a Ford será uma das marcas a lançar mão deste recurso com a S-MAX Concept, que antecipa a segunda geração da minivan de mesmo nome.
Lançado em 2006, o modelo ganhará design totalmente novo. Como era de se esperar, o estilo inspirado nos novos Fusion e Fiesta será trazido à minivan, com direito à grade frontal bem ao “estilo Aston Martin de ser”, vincos protuberantes pela carroceria, para-brisa inclinado, teto com uma suave curvatura em direção à traseira e até um discreto aerofólio traseiro.
O interior oferece cinco bancos individuais, sendo que o quinto pode ser facilmente rebatido, proporcionando mais espaço interno para quatro passageiros. O painel de instrumentos tem revestimento em couro – mesmo material que forra os bancos – e apliques simulando fibra de carbono. Um detalhe bastante diferente é o sistema multimídia Sync com uma função que monitora a saúde dos ocupantes por meio de sensores de batimentos cardíacos e de glicose instalados nos bancos.
A S-MAX Concept é impulsionada por um motor 1.5 EcoBoost turbo, capaz de render 178 cv e entregar um torque máximo de 24,4 mkgf. Este conjunto, aliás, também será oferecido no Fusion a partir de 2014.