Enquanto a tendência da indústria tem sido anunciar o fim de modelos a combustão, a Ford mostra que, se depender dela, isso não acontecerá tão cedo. Isso porque a empresa detalhou os próximos passos do plano Ford+, que criará divisões diferentes para o desenvolvimento e a produção de carros a combustão e elétricos.
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A ‘Ford Blue’ ficará responsável pelos modelos movidos por combustão interna, abastecidos a gasolina ou diesel, como Ranger, Mustang, Bronco e as versões convencionais da F-150. Essa divisão também responderá pelos modelos voltados ao off-road e aos de alto desempenho, além do desenvolvimento de experiências de marca.
Já a ‘Ford Model e’ será a divisão destinada aos veículos elétricos – de versões eletrificadas a modelos puramente elétricos, como a F-150 Lightning e o Mustang Mach-e. Além deles, a Ford Model e também se encarregará pela engenharia de software, design e experiências do usuário, além de serviços para varejo e de mobilidade compartilhada.
As plataformas dos Ford elétricos, bem como baterias, motores, inversores e carregadores, e os planos de reciclagem, também serão responsabilidade da Model e.
Não pense, porém, que o segmento de veículos de transporte foi esquecido. Tanto a Ford Blue, quanto a Ford Model e, apoiarão a Ford Pro, de comerciais e militares. Eles receberão a tecnologia da Model e, e o conhecimento de produção da Blue.
Com a divisão de tarefas, a empresa espera reduzir custos e otimizar a produção e o desenvolvimento de seus veículos. “Estamos indo com tudo, criando negócios separados, mas complementares, que nos dão velocidade inicial e inovação desenfreada”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
O diretor da empresa, John Lawler, completou a fala do presidente dizendo que “esta nova estrutura aumentará nossa capacidade de gerar crescimento, lucratividade e liquidez líderes do setor nesta nova era do transporte”.