Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford Bronco está de volta com motores turbo para destronar o Jeep Wrangler

Jipão da Ford retorna após 24 anos com inédita versão quatro portas, duas opções de motores turbo e repleto de tecnologias para o off-road

Por Daniel Telles
Atualizado em 14 jul 2020, 14h52 - Publicado em 14 jul 2020, 14h51

 

Versão quatro portas é inédita (Divulgação/Ford)

Um dos mais icônicos nomes do categoria off-road está de volta: o Ford Bronco.

O clássico jipão norte-americano foi oficialmente relançado 24 anos depois e pela primeira vez aparece em uma configuração com quatro portas, além da tradicional de duas.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Continua após a publicidade

De acordo com a Ford, o modelo foi projetado para o desempenho e não para a estética e, de certa forma, seus atributos confirmam tal tentativa: o Bronco 2021 tem a maior distância em relação ao solo da categoria (29,4 cm) e a melhor capacidade de submersão (85,1 cm).

Duas configurações lado a lado. Bronco chega aos EUA em 2021 (Divulgação/Ford)

Na parte mecânica, o Bronco chega com duas opções de motores: o quatro cilindros 2.3 turbo com 270 cv e 42,8 kgfm e o V6 2.7 turbo, de 310 cv e 55,2 kgfm.

Entre as opções de câmbio, está uma inédita caixa manual de sete velocidades (sendo a primeira crawler, extremamente reduzida para garantir força) que virá acoplada apenas ao propulsor quatro-cilindros, e outra automática de dez velocidades.

Continua após a publicidade
Opção duas portas tem capota rígida removível (Divulgação/Ford)

Haverá também duas opções de tração 4×4: de série, uma caixa eletrônica do tipo Shift On The Fly, que permite acionamento em movimento, e como opcional uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades e acoplamento da tração 4×4.

Para facilitar ainda mais a vida dos trilheiros, a Ford disponibilizou uma série de tecnologias inéditas no carro, tais como o chamado Trail Control, uma espécie de piloto automático em baixas velocidades para terrenos fora de estrada.

Capota da configuração maior pode ser flexível ou rígida (Divulgação/Ford)

Há ainda um Assistente de Curva em Trilha, que diminui o raio da curva no traçado com a ajuda de um aumento na vetorização do torque (uma das vantagens da caixa de transferência de duas velocidades), e o sistema Trail One-Pedal Drive (direção em trilha com apenas um pedal), que facilita a vida do motorista em terrenos com muitas pedras.

Tanto a configuração de quatro, quanto a de duas portas terão sistema de remoção das portas que promete ser mais simples que a do principal rival, o Jeep Wrangler.

(Divulgação/Ford)

Na especificação mais ampla, as quatro portinholas são armazenadas em bolsas especiais atrás dos bancos traseiros.

Continua após a publicidade

Além das portas, o teto também é removível em ambas as versões. Na mais enxuta, o material é rígido e dividido em três partes que, segundo a Ford, são removidos facilmente por apenas uma pessoa ao desbloquear as travas no interior do carro.

Já a inédita versão quatro portas terá capota flexível com quatro divisórias como item de série. Mas haverá, também, versão opcional com teto rígido.

Portas são armazenadas em bolsas especiais no porta-malas (Divulgação/Ford)

A cabine, além de tecnológica, com central multimídia SYNC4 de 8 polegadas (e de 12″ como opcional) e câmera 360º para manobras, ainda é inteira pensada para resistir às variadas condições climáticas.

Continua após a publicidade

O estofamento e os botões do painel, por exemplo, são à prova d’água e o piso é emborrachado e conta com tampões para drenagem – como o novo Land Rover Defender.

Tela de 12 polegadas é opcional (Divulgação/Ford)

O novo Ford Bronco começará a ser vendido nos EUA em 2021 e parte dos US$ 30.000 (R$ 162.600). As chances de o modelo vir para o Brasil existem, mas o preço deve beirar os R$ 400.000 pedidos em um Wrangler.

Mas poderemos nos contentar com uma versão mais “light”, o SUV Ford Bronco Sport, que deve chegar no ano que vem, importado do México, para competir com as versões mais caras do Jeep Compass.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.