Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Bronco Sport, SUV que matou Ford Fusion para brigar com Jeep Compass

Revelado nos EUA, o modelo é previsto para chegar ao Brasil; por lá, há motorização com até 248 cv e suspensão reforçada para trilhas

Por Gabriel Aguiar
14 jul 2020, 04h13
Plataforma é a mesma utilizada pelo novo Focus (Divulgação/Ford)

O novo Ford Bronco Sport finalmente deu as caras. Afinal, esse SUV é a aposta do fabricante para brigar no disputado segmento de SUVs médio – com Jeep Compass, além do futuro VW Tarek. E olha que, por culpa dele, o Fusion acabou aposentado aqui

Fato é que os norte-americanos já deixaram bem claros os passos para reconquistar mercado após anos de retração: desistir dos carros de passeio e apostar todas as fichas nos utilitários e nas picapes. Ironicamente, o novo SUV sequer recebeu o logotipo oval.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Continua após a publicidade

E não é que o próprio Bronco Sport aproveita a herança dos já fadados hatches? Isso porque o novato recebeu a plataforma emprestada do Escape que, por sua vez, foi desenvolvido sobre a base do Focus – que, segundo a estratégia, estará com os dias contados.

Dimensões são próximas às do rival Jeep Compass (Divulgação/Ford)

Se o batismo ressuscitado não é nostálgico para os brasileiros, nos Estados Unidos talvez seja tão forte quanto Toyota Bandeirante por aqui. E para honrar esse apelo fora de estrada (ainda que seja mais no estilo), o modelo seguiu à risca a inspiração no original.

Continua após a publicidade
Modelo será importado do México para o Brasil (Divulgação/Ford)

Por fora, há faróis redondos quase unidos às luzes dos piscas, teto assimétrico como nos Land Rover Discovery de décadas atrás e algumas soluções inusitadas, como bolsos com zíper atrás dos bancos, fechos iguais aos de mochila e até um abridor para garrafas.

Central multimídia com tela de oito polegadas é destaque no painel (Divulgação/Ford)

Em relação à tecnologia, o SUV terá à disposição (ao menos nos EUA) a central multimídia de 8 polegadas, tela digital no quadro de instrumentos, seletor do câmbio automático à la Evoque, ar-condicionado digital bizona e sistemas de condução semiautônoma.

Seletor de modos de condução atua de acordo com o terreno (Divulgação/Ford)

Com 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, até 1,89 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, o Bronco Sport é um pouco mais curto, mais largo, mais alto e também oferece mais espaço na cabine quando comparado ao rival – e nosso já conhecido – Jeep Compass.

Continua após a publicidade
Há soluções como bolsos com zíper e abridor de garrafa (Divulgação/Ford)

Para os gringos, haverá duas opções de motorização: 3-cilindros 1.5 turbo com 184 cv para as versões de entrada e 2.0 turbo com 248 cv para as configurações mais caras. Em ambos casos, a transmissão tem oito marchas. Haverá também a opção de tração integral.

Além do rebatimento dos bancos, vidro traseiro abre para facilitar acesso ao porta-malas (Divulgação/Ford)

Para honrar a herança do modelo original, o novato recebeu algumas surpresas para facilitar a vida fora da estrada, como um seletor de modos de condução de acordo com o terreno, piloto automático criado para trilhas (que funciona até de ré) e suspensão reforçada.

No mercado norte-americano, o SUV custará a partir de US$ 28.155, o que, na nossa cotação atual, dá cerca de R$ 152.129. Por aqui, o modelo deverá chegar importado do México e com preços próximos aos do Compass, que, hoje, varia de R$ 121.990 a R$ 205.990.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.