Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Bronco Sport, SUV que matou Ford Fusion para brigar com Jeep Compass

Revelado nos EUA, o modelo é previsto para chegar ao Brasil; por lá, há motorização com até 248 cv e suspensão reforçada para trilhas

Por Gabriel Aguiar
14 jul 2020, 04h13
Plataforma é a mesma utilizada pelo novo Focus (Divulgação/Ford)

O novo Ford Bronco Sport finalmente deu as caras. Afinal, esse SUV é a aposta do fabricante para brigar no disputado segmento de SUVs médio – com Jeep Compass, além do futuro VW Tarek. E olha que, por culpa dele, o Fusion acabou aposentado aqui

Fato é que os norte-americanos já deixaram bem claros os passos para reconquistar mercado após anos de retração: desistir dos carros de passeio e apostar todas as fichas nos utilitários e nas picapes. Ironicamente, o novo SUV sequer recebeu o logotipo oval.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Continua após a publicidade

E não é que o próprio Bronco Sport aproveita a herança dos já fadados hatches? Isso porque o novato recebeu a plataforma emprestada do Escape que, por sua vez, foi desenvolvido sobre a base do Focus – que, segundo a estratégia, estará com os dias contados.

Dimensões são próximas às do rival Jeep Compass (Divulgação/Ford)

Se o batismo ressuscitado não é nostálgico para os brasileiros, nos Estados Unidos talvez seja tão forte quanto Toyota Bandeirante por aqui. E para honrar esse apelo fora de estrada (ainda que seja mais no estilo), o modelo seguiu à risca a inspiração no original.

Continua após a publicidade
Modelo será importado do México para o Brasil (Divulgação/Ford)

Por fora, há faróis redondos quase unidos às luzes dos piscas, teto assimétrico como nos Land Rover Discovery de décadas atrás e algumas soluções inusitadas, como bolsos com zíper atrás dos bancos, fechos iguais aos de mochila e até um abridor para garrafas.

Central multimídia com tela de oito polegadas é destaque no painel (Divulgação/Ford)

Em relação à tecnologia, o SUV terá à disposição (ao menos nos EUA) a central multimídia de 8 polegadas, tela digital no quadro de instrumentos, seletor do câmbio automático à la Evoque, ar-condicionado digital bizona e sistemas de condução semiautônoma.

Seletor de modos de condução atua de acordo com o terreno (Divulgação/Ford)

Com 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, até 1,89 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, o Bronco Sport é um pouco mais curto, mais largo, mais alto e também oferece mais espaço na cabine quando comparado ao rival – e nosso já conhecido – Jeep Compass.

Continua após a publicidade
Há soluções como bolsos com zíper e abridor de garrafa (Divulgação/Ford)

Para os gringos, haverá duas opções de motorização: 3-cilindros 1.5 turbo com 184 cv para as versões de entrada e 2.0 turbo com 248 cv para as configurações mais caras. Em ambos casos, a transmissão tem oito marchas. Haverá também a opção de tração integral.

Além do rebatimento dos bancos, vidro traseiro abre para facilitar acesso ao porta-malas (Divulgação/Ford)

Para honrar a herança do modelo original, o novato recebeu algumas surpresas para facilitar a vida fora da estrada, como um seletor de modos de condução de acordo com o terreno, piloto automático criado para trilhas (que funciona até de ré) e suspensão reforçada.

No mercado norte-americano, o SUV custará a partir de US$ 28.155, o que, na nossa cotação atual, dá cerca de R$ 152.129. Por aqui, o modelo deverá chegar importado do México e com preços próximos aos do Compass, que, hoje, varia de R$ 121.990 a R$ 205.990.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.