Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Brasil teria perdido mais de R$ 10.000 por carro vendido desde 2012

Prejuízos de até R$ 61,4 bilhões, pandemia da Covid-19 e erros estratégicos levaram a empresa a fechar fábricas no país

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 Maio 2021, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Camaçari
    (Divulgação/Ford)

    A Ford anunciou em janeiro deste ano que deixaria de produzir veículos e motores no Brasil, tornando-se uma importadora no país. Pouco mais de quatro meses após o anúncio, documentos obtidos pela agência de notícias Reuters mostraram que empresa teria perdido 2.000 dólares, mais de R$ 10.500 na cotação atual, a cada carro produzido por aqui nos últimos 8 anos, e o montante de R$ 61,4 bilhões na operação geral durante os últimos 10 anos.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    De acordo com os arquivos registrados no Estado de São Paulo, a Ford havia perdido R$ 41,3 bilhões entre prejuízos acumulados e injeções de dinheiro sem retorno.

    Após o encerramento das atividades produtivas no Brasil, a montadora precisou desembolsar mais R$ 21,7 bilhões para se livrar dos seus compromissos, como contratos com concessionários e demissões.

    Continua após a publicidade

    Com o fechamento das fábricas, mais de 5 mil trabalhadores diretos ficaram sem emprego, sem considerar o impacto a fornecedores e comércios locais no entorno das unidades.

    Para fontes ouvidas pela Reuters, os prejuízos, reforçados pela pandemia da Covid-19, se somaram aos erros estratégicos da marca em produtos, como a demora na transformação de sua linha de compactos não lucrativos em SUVs e picapes, que têm margens mais altas.

    Continua após a publicidade

    O plano de transformação foi sido anunciado em 2019, quando a marca fechou a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), encerrando a produção do Fiesta e toda a linha de caminhões.

    Também em 2019, quando a concorrência já se preparava para lançar novos SUVs, a Ford ainda planejava o lançamento de três modelos e mantinha o EcoSport como única opção. Apesar de ser o precursor do segmento no país, o modelo já sentia o peso da idade (foi lançado em 2012 e levemente reestilizado em 2017) e foi ultrapassado pela concorrência, com diversos integrantes mais modernos.

    “A verdade é que a Ford não conseguiu modernizar sua linha de produtos na mesma velocidade que seus rivais”, disse Ricardo Bacellar, chefe automotivo da consultoria da KPMG no Brasil, à Reuters. 

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.