O Chevrolet Onix Joy deixou de ser vendido no Brasil, mas continua em produção na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Pelo menos por enquanto.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Com um investimento de US$ 50 milhões (R$ 244 milhões), a General Motors anunciou que levará a produção do Onix da primeira geração, seja o hatch ou o sedã, para a Colômbia.
Em declaração oficial, a GM Colômbia disse que o início da produção local está previsto para o começo de 2023, com ritmo de produção anual de 35.000 veículos. Dessas, 30% serão destinadas ao mercado interno e 70% serão exportados para Argentina, Equador e Peru.
Uma curiosidade: na maioria destes mercados o Chevrolet Onix Joy é vendido com motor 1.4, e não o 1.0 que o equipava no Brasil.
Enquanto isso, a fábrica de São Caetano do Sul se prepara para iniciar, na virada do ano, a produção da nova geração da Montana, que será exportada para a América Latina. A fábrica também produz a Spin e o Tracker, que também será produzido na Argentina para o mercado local.
Anunciado em dezembro de 2021, o fim da linha Joy e Joy Plus no Brasil foi para priorizar o SUV Tracker e a minivan Spin, já que a dupla de subcompactos tinha um ritmo mais lento de produção na fábrica de São Caetano do Sul.
Outro fator foi que o foco da GM era no varejo e a linha Joy era para o consumidor na venda direta com desconto, perdendo espaço para o Onix que era mais equipado e uma opção melhor.