Focus, Jetta e EcoSport ganham cinco estrelas em crash-test

HB20 é reavaliado pelo Latin NCAP com quatro estrelas

seguranca seguranca

seguranca (/)

Os modelos Ford Focus, VW Jetta e Ford EcoSport obtiveram classificação de cinco estrelas nos testes de colisão feitos pelo Latin NCAP. Esta foi a primeira vez que carros fabricados na América Latina conquistaram a qualificação máxima. A nova rodada de testes realizada pelo instituto também submeteu Hyundai HB20 e Chevrolet Malibu aos crash-tests.

“A América Latina está entrando em uma nova era de segurança viária. Os fabricantes da região estão reagindo da mesma forma que quando foi apresentado, pela primeira vez, um veículo cinco estrelas em outras regiões. As marcas que contam com veículos seguros e aquelas que se esforçam por melhorar querem demonstrá-lo. De cinco testados, três são cinco estrelas e dois, quatro estrelas”, declarou a presidente do Latin NCAP, Maria Fernanda Rodríguez.

jetta.jpeg jetta.jpeg

jetta.jpeg (/)

Todos os testes foram patrocinados pelas respectivas montadoras. Tanto o Ford Focus fabricado na Argentina quanto o VW Jetta mexicano receberam cinco estrelas na proteção a adultos e quatro estrelas na nota de proteção a crianças. Ambos foram testados com cadeirinhas Isofix. O terceiro modelo classificado com a nota máxima foi o Ford EcoSport, que já havia sido avaliado pelo Latin NCAP com quatro estrelas, e acabou sendo testado novamente graças à inclusão de um lembrete de cinto de segurança para o passageiro. Com a adição deste equipamento, o instituto subiu sua avaliação para cinco estrelas. Já a nota de proteção a crianças se manteve em três estrelas. A Ford, aliás, patrocinou o teste de impacto lateral, no qual o Eco foi aprovado – todos os veículos avaliados com cinco estrelas precisam passar neste tipo de teste.

8529497279811a.jpeg 8529497279811a.jpeg

8529497279811a.jpeg (/)

Outro modelo reavaliado foi o Hyundai HB20, mas agora na versão sedã HB20S. Segundo o instituto, a Hyundai “melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e colocando à disposição cadeirinhas com dispositivos ISOFIX, como parte original, usado no teste”. No fim das contas, o Latin NCAP diz que o carro atingiu uma pontuação de quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção de crianças, mas anuncia os resultados como uma melhoria frente aos do hatch, embora HB20 e HB20S sejam modelos distintos com tipos de carrocerias diferentes.

852949687c9986.jpeg 852949687c9986.jpeg

852949687c9986.jpeg (/)

O quinto modelo foi o Chevrolet Malibu fabricado nos Estados Unidos e vendido em alguns países latino-americanos. Ele obteve uma pontuação de quatro estrelas para adultos, mas apenas uma estrela na proteção a crianças, mesmo com o modelo tendo dez airbags. “A proteção para o passageiro dianteiro no Chevrolet Malibu é boa, mostrando o potencial do modelo para atingir as cinco estrelas. O carro conta com ancoragens ISOFIX; porém, as cadeirinhas não estavam instaladas conforme os protocolos do Latin NCAP, não podendo ser utilizados no teste”, afirmou Alejandro Furas, diretor técnico global do instituto.

Veja abaixo os crash-tests dos modelos avaliados pelo Latin NCAP:

Ford Focus:

VW Jetta

Hyundai HB20S

Ford EcoSport

Chevrolet Malibu

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s