Clique e assine por apenas 5,90/mês

Flagra: Jeep de 7 lugares terá com Compass mesma relação de Strada e Mobi

Projeto concebido localmente, SUV preparado para levar sete passageiros será lançado em 2021, com motor 1.3 turbo flex e 2.0 turbo diesel

Por Leonardo Felix - Atualizado em 22 jan 2020, 08h58 - Publicado em 6 jan 2020, 10h27
Flagra do Jeep de sete lugares da Fiat Facebook/Internet

O grupo FCA resolveu mesmo aproveitar o ano que começa para acelerar o desenvolvimento de projetos importantes para o brasileiro.

Tanto que, logo nos primeiros dias de 2020, empresas que prestam serviços de engenharia à fabricante colocaram dois dos principais lançamentos previstos para os próximos anos em testes públicos de rodagem.

As imagens foram coletadas na página Ferd, do Facebook, e tiradas numa rodovia próxima a Campinas (SP). Um é o projeto 363, o SUV compacto da Fiat. Deixamos para falar mais especificamente dele neste outro texto.

Futuro SUV compacto da Fiat roda junto com o Jeep 7 Facebook/Internet

Dedicaremos as linhas abaixo ao SUV maior e (muito) mais esticado das imagens, o projeto 598, ou o já anunciado Jeep de sete lugares, de nome definitivo ainda desconhecido.

Estamos falando de um produto derivado diretamente do Compass, porém com adaptações visuais e de carroceria, mais ou menos o que a fabricante promoverá em 2020 com a Strada em relação ao Mobi.

O formato do capô, o balanço dianteiro, o posicionamento do retrovisor externo, a coluna A e a porta do motorista denunciam o quanto o Jeep 7 beberá da fonte do Compass.

Continua após a publicidade

Afinal, é com ele que o 598 compartilhará a plataforma, junto de Renegade e Toro.

Alguns membros da FCA insistem que sua matriz será diferente dos outros veículos produzidos em Goiana (PE), mas aqui vale a ressalva: o grupo também classifica Argo e Cronos como produtos de diferentes plataformas.

Modelo terá entre-eixos e balanço traseiro estendidos Facebook/Internet

Embora seja um produto local tendo o Compass como derivador direto, o Jeep 7 terá uma distância entre-eixos substancialmente maior (de 10 a 15 cm), para acomodar as três fileiras de assentos sem tanto aperto.

Isso é possível de perceber pela imagem lateral é possível perceber, especialmente por conta da distância entre coluna B e roda traseira.

Como o Compass convencional possui 2,64 m nessa dimensão, menos do que um VW T-Cross, o ganho deve se aproximar de 10 cm, a fim de deixá-lo mais perto dos 2,79 m do VW Tiguan Allspace.

O balanço traseiro também é esticado em relação ao Compass, como se espera de um SUV que leva até sete pessoas. É por conta dessas mudanças que sua plataforma será reforçada da coluna B para trás.

Com lançamento previsto para 2021, o Jeep 7 deve ser equipado com o vindouro motor 1.3 Firefly turbo flex de 180 cv, com opção 2.0 turbo diesel (possivelmente recalibrada para entregar mais do que os atuais 170 cv e 35,7 mkgf).

Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245

Continua após a publicidade
Publicidade