Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fim das picapes médias flex está próximo? As diesel são maioria nas vendas

Chevrolet S10 descontinuou duas versões flex na linha 2022, Ranger só tem versão a diesel e Hilux diesel concentra 87% das vendas

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 Maio 2021, 15h01 - Publicado em 12 Maio 2021, 16h23
S10 LTZ 2022
Chevrolet S10 LTZ 2022 (Divulgação/Chevrolet)

Faz tempo que os motores diesel são os preferidos dos compradores de picapes médias no Brasil. Em 2017, levantamento feito por QUATRO RODAS apontou que 83,7% das vendas de picapes médias no país eram movidas a diesel. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Naquela época havia quatro picapes médias com motorização flex ou a gasolina à venda: Ford Ranger, Mitsubishi L200, Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Hoje, restam apenas as S10 e Hilux.

Continua após a publicidade

Ranger e L200 deixaram de oferecer versões flex e as Nissan Frontier e VW Amarok nunca se renderam ao etanol ou a gasolina.

comparativo picapes hilux, amarok, ranger, s10, frontier

Continua após a publicidade

Um novo levantamento, feito junto a Mobiauto, sobre as vendas de todas as versões de Chevrolet S10 e Toyota Hilux confirmaram as nossas suspeitas: as picapes flex estão perdendo espaço.

No primeiro quadrimestre de 2021, 87% das vendas da picape da Toyota são das versões a diesel, enquanto nas vendas da S10 esse tipo de motor domina com 84% das vendas.

Além do mercado mostrar que as picapes flex são minoria, as próprias marcas começam a oferecer menos opções delas. 

Continua após a publicidade

Na linha 2022, a Chevrolet tirou de linha duas versões flex da S10, a LT e LTZ 4X2 (só a 4×4 continua em linha). E isso pode ser um claro sinal de que a continuidade das versões flex pode estar realmente ameaçada.

Questionada sobre descontinuar as duas versões, a GM explicou que as vendas se concentram na versão de entrada flex (Advantage 4×2) e topo de linha (LTZ 4×4). Devido a esse comportamento do mercado, decidiram concentrar a produção nas versões mais comercializadas. 

“A motorização a diesel sempre foi mandatória nesse segmento de picapes”, afirma Paulo Garbossa, da ADK Automotive. O consultor acredita que o motivo para marcas como GM e Toyota continuarem apostando em versões que vendem pouco é para cumprir metas de eficiência energética do Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares). “Os motores flex emitem menos poluentes que os a diesel e cada empresa tem sua política para estar em ordem com exigências ambientais”. 

Picape diesel a preço de flex

Lançamentos de picapes a diesel a preço de picape flex, como a Ford Ranger Black, tem mexido com o mercado. Tabelada em R$ 179.900, ela é R$ 16.090 mais barata que a versão topo de linha flex da S10, a LTZ 4×4.

ranger black
Nova Ranger Black tem parachoques, grade e rodas pintadas de preto (Divulgação/Ford)

Coincidência ou não, a Chevrolet S10 perdeu o posto de vice-líder em vendas pra Ranger em março de 2021. As versões intermediárias da picape da Ford, a XLS e a Storm, aumentaram a participação para 45,9% – 11,5% a mais que em fevereiro. 

Precisamos levar em consideração que a Chevrolet S10 teve o ritmo de produção reduzido por conta da pandemia e os números podem ter sido afetados pela falta de abastecimento, mas o aumento das vendas da Ranger foi significativo. 

Um outro ponto que contribui para a descontinuação das picapes flex é o fato de que o segmento de picapes intermediárias, com a Fiat Toro, Renault Oroch e a nova picape da Chevrolet que será lançada em 2022, pode disputar o mesmo público consumidor das médias flex.

Continua após a publicidade

Isso porque a capacidade de carga dessas picapes menores é muito próxima de uma média e seu desempenho e consumo são melhores. Portanto atenderiam muito bem as expectativas e necessidades deste consumidor e custam menos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.