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Vídeo exclusivo: Toyota Hilux 2021 tem mais tecnologia e até novo turbo

A líder do segmento mudou nos pontos em que era criticada pelos donos ou em que mais apanhava das picapes da concorrência

Por Paulo Campo Grande Atualizado em 17 nov 2020, 19h04 - Publicado em 17 nov 2020, 19h00
Divulgação/Toyota

A Toyota Hilux 2021 chega às lojas do Brasil na próxima semana com mudanças que vão do visual à parte técnica, com destaque para o motor 2.8 diesel que ganhou 27 cv e 5 quilos de torque e agora entrega 204 cv e 50,9 kgfm.

Confira o vídeo exclusivo!

Além do motor, houve melhorias na suspensão, com a troca dos amortecedores e molas, com vistas a melhorar o conforto, e da direção, com a substituição da válvula que regula o fluxo de óleo (o sistema é hidráulico), para melhorar a assistência.

As rivais Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok também adotam sistema hidráulico, enquanto Chevrolet S10 e Ford Ranger têm assistência elétrica.

Na lateral, o destaque é das rodas com pintura na cor preta Divulgação/Toyota

A gente ainda não levou a picape para a pista, mas no teste drive que fizemos, deu para ver que essas novidades não alteraram tanto assim o comportamento dinâmico da picape.

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A Hilux 2021 terá 9 versões, sendo 3 flex e 6 diesel, as quais, de uma forma ou de outra apresentam mudanças – umas mais que outras.

Motor 2.8 diesel agora tem 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque Divulgação/Toyota
Lanternas de led com assinatura geométrica é exclusiva da versão SRX Divulgação/Toyota

O motor 2.7 Flex, por exemplo, não mudou e mantém os 163 cv e 25 kgfm. Mas, desde as versões mais simples, houve melhorias no design e no conteúdo.

A SRX 4×4 Diesel automática cabine dupla, que é a topo de linha mostrada aqui, é a única que reúne todas as melhorias.

Começando pela dianteira, a grade ficou maior, mais encorpada e agressiva como é a tendência entre as picapes. O acabamento varia conforme a versão. Nesta aqui é preto brilhante.

Os faróis também são novos. Não mudou o corpo mas o miolo, nesta versão topo de linha, onde são full-led. E ganharam também máscara negra para combinar com a grade.

Na versão topo de linha, os faróis são full-led, com máscara negra Divulgação/Toyota

Da mesma forma, os faróis de neblina, em led, têm nova moldura em preto brilhante e as lentes dos repetidores nos retrovisores receberam máscaras negras.

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Na lateral, as rodas ganharam novo design e acabamento diamantado. E, na traseira, as lanternas também mudaram apenas no miolo, com desenhos geométricos e iluminação por leds.

O conjunto do painel não mudou na linha 2021 Divulgação/Toyota

Mas essas lanternas são exclusivas da versão SRX. Nas demais as lanternas seguem sem alteração e com lâmpadas halógenas.

  • Na cabine, a principal novidade é a central multimídia com tela de 8 polegadas que conversa com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, via cabo, recurso disponível desde a versão mais simples com cabine dupla.

    Central multimídia é compatível com sistemas Apple Carplay e Android Auto, via cabo Divulgação/Toyota

    Na SRX, a central é mais sofisticada, tendo mais recursos como GPS natigo e TV digital, e sistema de som JBL, com 9 alto-falantes (sendo 2 Tweeters, 6 médios e 1 sub-woofer).

    No mais, as alterações ficam pelo grafismo do quadro de instrumentos, pela inclusão de uma tomada 220 volts, no console, e os bancos de couro perfurado e ventilado na versão mais cara.

    No painel de instrumentos, a novidade é o grafismo Divulgação/Toyota

    Desde a versão básica STD de cabine dupla a Hilux é equipada com ar-condicionado, acendimento automático dos faróis, protetor de caçamba, trio elétrico, central multimídia, volante multifuncional, auxiliar de partida em rampa, luz de condução diurna e tampa com chave.

    No que diz respeito à segurança, o pacote básico inclui controles de estabilidade e tração, Isofix e sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelhos para o motorista).

    Sistema de som traz alto-falantes nas portas e sobre o painel Divulgação/Toyota

    E a SRX acrescenta alerta de colisão, com freio automático de emergência, sistema de alerta de mudança de faixa (mostrando no painel), o ACC (piloto automático adaptativo) e o sensor de estacionamento agora é traseiro e dianteiro.

    Na troca de linha, os preços tiveram aumento, como adiantado por QUATRO RODAS. A versão SRX mostrada aqui subiu 5%, passando de R$ 229.490 para 241.990 (sem pintura metálica).

  • Esta é a segunda atualização da atual geração que foi lançada em 2015. A Toyota Hilux é líder no segmento de picapes medias, mas não descansa na fama. Até porque a concorrência não está parada. A Toyota mexeu nas partes que eram alvo de críticas por parte dos proprietários ou que eram mais bem resolvidos nas rivais.

    Versões e preços:

    Toyota Hilux Flex SR 4X2 AT – R$ 145.390;
    Toyota Hilux Flex SRV 4X2 AT – R$ 157.490;
    Toyota Hilux Flex SRV 4×4 AT – R$ 169.790;
    Toyota Hilux Diesel 4X4 Chassi MT – R$ 164.790;
    Toyota Hilux Diesel 4X4 Cabine Simples MT – R$ 170.890;
    Toyota Hilux Diesel 4X4 STD Power Pack MT – R$ 188.990;
    Toyota Hilux Diesel 4X4 SR AT – R$ 201.790;
    Toyota Hilux Diesel 4X4 SRV AT – R$ 216.990;
    Toyota Hilux Diesel 4X4 SRX AT – R$ 241.990

    Ficha técnica

    Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 2.755 cm3, 16V, turbo, 204 cv a 3.400 rpm, 50,9 kgfm a 2.800 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4
    Suspensão: Duplos braços triangulares (dianteira) e eixo rígido (traseira)
    Freios: Discos ventilados (diant.) tambor (tras.)
    Rodas e pneus: 265/60 R18
    Dimensões: comprimento, 532,5 cm; largura, 185,5 cm; altura, 181.5 cm; entre-eixos, 385.5 cm; altura livre do solo, 28,6 cm; peso, 2.090 kg; tanque, 80 l; capacidade de carga, 1.000 kg; ângulo de ataque, 29°, ângulo de saída, 26°

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    Arte/Quatro Rodas
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