Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Guia de Usados: Renault Oroch é picape robusta, mas tem pontos fracos

Prática, robusta e de fácil manutenção, ela se encaixou perfeitamente no nicho entre as italianas Fiat Strada e Fiat Toro

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 fev 2023, 15h19 - Publicado em 26 ago 2020, 08h00
Renault Oroch
Picape apresenta bom comportamento dinâmico, na terra e no asfalto (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Apresentada em setembro de 2015, a Oroch inaugurou o segmento das picapes intermediárias, maiores que as leves e mais práticas que as médias.

Mesmo ofuscada pelo sucesso da Fiat Toro, ela reúne qualidades suficientes para manter sua competitividade no mercado.

A versão mais comum é a topo de linha Dynamique com câmbio automático de quatro marchas.

Bem equipada, traz central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento, volante revestido de couro e computador de bordo. Bancos de couro estão entre os opcionais.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O câmbio automático está sempre vinculado ao motor 2.0 16V flex de 148/143 cv. A Dynamique 2.0 também oferece câmbio manual de seis marchas, muito valorizado por quem busca maior agilidade para impulsionar os mais de 1.300 kg da picape.

Continua após a publicidade

Quem não tem pressa leva para casa a Dynamique com motor 1.6 16V flex de 115/110 cv acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Dê preferência a unidades que já trazem a capota marítima, opcional combinado com a grade no vidro traseiro.

Ligeiramente mais em conta é a versão Expression, sempre com o motor menor: traz apenas direção hidráulica, vidros e travas elétricos, volante multifuncional, ar-condicionado, rodas aro 16 de liga leve, som com rádio CD/MP3 e interfaces USB/Bluetooth e protetor de caçamba.

Renault Oroch
A Oroch tem o entre-eixos 15,5 cm mais longo que o do Duster (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Resista à tentação de adquirir a Oroch Express. Apresentada em 2017, a versão destinada a frotistas é caracterizada pelas famigeradas rodas de aço e traz apenas direção hidráulica, ar quente, travas elétricas, coluna de direção com regulagem de altura e protetor de caçamba.

A lista de opcionais se resume a ar-condicionado, vidros elétricos e grade no vidro traseiro: rádio, alarme e regulagem de altura para o assento do motorista foram eliminados.

Renault Oroch
Motor 1.6 gera 120/118cv de potência (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Também foi em 2017 que surgiu o novo motor 1.6 SCe, 30 kg mais leve graças à utilização de alumínio no bloco, cabeçote, cárter e pré-cárter.

Continua após a publicidade

O cabeçote com duplo comando variável na admissão (acionados por corrente metálica) fez a potência saltar para 120/118 cv, favorecendo o tempo de aceleração, que caiu de 15,3 para 12,4 segundos.

Comparadas ao Duster, todas as versões da Oroch oferecem o mesmo padrão de espaço e conforto graças aos 15,5 cm a mais entre os eixos.

O comportamento dinâmico se mostra superior, mérito da suspensão traseira multilink com molas recalibradas para carregar até 650 kg entre ocupantes e bagagem.

A caçamba comporta 683 litros, 3 a mais que a antiga Fiat Strada cabine dupla.

ONDE O BICHO PEGA:

Renault Oroch
O painel é o mesmo do SUV e a central é de série na versão Dynamique (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Câmbio automático A veterana transmissão AL4 de quatro marchas requer atenção: verifique se não está travada em terceira marcha (modo de segurança), se funciona sem trancos, retenção indevida de marchas ou avisos de erro no painel. O fluido deve ser trocado a cada 80.000 km.

Continua após a publicidade

Câmbio manual  Atenção ao engate das marchas, que deve ser sempre suave e preciso. Alavanca inclinada e trepidação logo após sair da imobilidade indicam um possível rompimento dos coxins da transmissão.

Freios A versão Dynamique com transmissão automática é conhecida pelo elevado desgaste dos freios: vale a pena verificar o estado geral de discos e pastilhas, facilmente encontrados na rede autorizada e no mercado paralelo.

Suspensão A Oroch parece imune à buraqueira brasileira, mas não é o que ocorre: barulhos na suspensão indicam fim da vida útil de componentes como buchas, batentes e bieletas. Uma revisão geral no sistema custa em torno de R$ 1.500.

Recalls Foram quatro ao todo, envolvendo componentes como airbag do motorista, mangueira de baixa pressão da direção hidráulica, parafusos de fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor e vedação do servofreio. Consulte o site do fabricante para mais informações.

PENSE TAMBÉM EM UM FIAT TORO

Fiat Toro
Neste caso, a picape recebeu pacote adicional para conter faróis de neblina (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Queridinha do mercado, fez sucesso na versão Freedom 4×2 apesar do desempenho apenas satisfatório do motor E.torQ 1.8 16V Flex. Quem deseja melhor rendimento deve partir para a versão top Volcano com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv. Meio-termo é a Freedom com motor 2.4 Tigershark Flex (174/186 cv).

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 736
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.