Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat terá SUV cupê com visual de BMW X4, base do Cronos e preço do T-Cross

Projeto 376 será lançado no Brasil daqui a um ano e usará o mesmo motor 1.3 turboflex da nova Toro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Eduardo Passos
Atualizado em 29 jul 2021, 17h31 - Publicado em 16 abr 2021, 17h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • PROGETTO 376
    Projeto 376 será SUV cupê compacto com preço de T-Cross e motor do Compass e da nova Toro (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

    Duas fabricantes vêm mostrando talento em disfarçar o aproveitamento de peças ao criar novos carros. O Volkswagen Nivus, por exemplo, camufla muito bem que tetos e portas são os mesmos do Polo, mas a Fiat usa essa técnica há mais tempo. O Mobi é uma versão curta do Uno e a Strada mistura partes do chassi de Mobi, da Fiorino (que por sua vez aproveitava a antiga Strada) e mecânica do Argo.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

    Essa salada com peças de prateleira agora promete um novo capítulo com a inédita linha de SUVs da Fiat. Os projetos 363 (SUV compacto) e 376 (SUV cupê compacto) estarão intimamente ligados onde se vê e onde não se vê.

    A estratégia da Fiat será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross. Em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000.

    O projeto 376 também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não poderá se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass. A plataforma, porém, será a mesma MP3, do Fiat 363, que é uma versão da MP1 usada por Argo e Cronos, mas com boas diferenças no conjunto de suspensão e na arquitetura eletrônica. Por conta do balanço traseiro maior, o Cronos foi usado como ponto de partida para o projeto. 

    Continua após a publicidade
    Fiat 376 flagra
    Mula de testes usa carroceria do Cronos, mas bitola é alargada para ter porte do Compass (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

    Outras boas semelhanças e diferenças estarão no visual o 376 terá design mais classudo.

    A proposta inicial também previa dianteira alta, mas trocando os exageros estéticos que evocam o uso off-road, por elementos de estilo mais elaborado. A Fiat também faz essa diferenciação entre Argo e Cronos, que têm grade e para-choque dianteiro distintos mas compartilham faróis, capô e para-lamas.

    Contudo, a Fiat também já monta protótipos com exatamente a mesma dianteira do 363. Com esta proposta, o SUV cupê também passaria a ter plásticos pretos ao redor da carroceria, além de rack no teto.

    Continua após a publicidade
    Fiat Progetto 363
    Eis o novo SUV da Fiat, provisoriamente batizado de Progetto 363: dianteira pode ser aproveitada no 376 (Divulgação/Fiat)
    Fiat 376 flagra
    Balanço dianteiro mais longo será aproveitado pelo SUV cupê (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

    O grande cartão de visitas do Fiat Projeto 376, entretanto será a traseira com caimento de cupê, que lembrará bastante o estilo adotado no BMW X4, por exemplo. A criação foi motivada pelo sucesso do conceito Fiat Fastback, mostrada há quase três anos no Salão de São Paulo. Não à toa, o carro definitivo também terá lanternas fininhas de leds que acompanharão o forte vinco da lateral.

    O Fiat 376 será lançado daqui a um ano, bons meses depois do 363, que está previsto para meados do segundo semestre. Isso porque os testes de rua do 376 só começaram há algumas semanas, no Brasil e na Suécia, onde ocorrem as provas dos controles de estabilidade e tração. Tudo porque o carro precisará estar pronto no próximo inverno do hemisfério norte.

    Continua após a publicidade

    O SUV cupê da Fiat terá o motor 1.0 GSE T3 nas versões de entrada e o 1.3 GSE T4, que fará sua estreia nas linhas 2022 de Fiat Toro e Jeep Compass. Com quatro cilindros, terá mais de 180 cv em sua versão flex e 27,5 kgfm, e será combinado a um câmbio automático de seis marchas Aisin.

    Ainda terá central multimídia de 10,1”, painel de instrumentos digital em 7,5” ou 10,25”, seis airbags (o 363 terá apenas quatro, frontais e laterais) e até piloto automático adaptativo, além dos recursos de conectividade que Fiat e Jeep vêm implantando junto a Tim e Amazon. Na prática, seria como um Renault Arkana, que a marca francesa desistiu de lançar no Brasil. Ainda dá para voltar atrás.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.