Fiat Fastback: perto da estreia, rival do Nivus começa a ser revelado
SUV cupê baseado no Pulse chega ainda em 2022 exclusivamente com motor 1.0 turbo e refinamento superior em relação ao Pulse
Depois de revelar o nome oficial do Fastback, a versão cupê do Pulse, a marca mostrou nesta quarta-feira (20) a primeira imagem do modelo. Segundo a própria marca, outros detalhes serão revelados em breve, uma vez que “o lançamento se aproxima”. Ele deverá ser lançado oficialmente ainda no segundo semestre deste ano.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Vista de lado e com pouco brilho, a imagem tem ares misteriosos, mas revela o principal: a silhueta de cupê do grande rival do Volkswagen Nivus. Não é possível afirmar se a unidade revelada se trata da versão esportiva Abarth, que já está confirmada ao Fastback, mas é possível notar que o para-choque é o mesmo do Pulse Abarth, com fendas verticais nas extremidades.
Os faróis deverão ser os mesmos do Fiat Pulse (mas com setas em LED), mas a marca diz que o capô será maior em relação ao “irmão”. Também é possível supor que as portas traseiras serão exclusivas, enquanto as lanternas são afiladas, iluminadas por LEDs e invadem a tampa do porta-malas.
Por falar em porta-malas, o Fastback terá ainda mais capacidade para bagagens do que o Cronos. Informações obtidas por QUATRO RODAS apontam que o compartimento terá volume superior aos 525 litros do sedã e, consequentemente, aos 415 litros do Nivus.
Outro ponto marcante da lateral do modelo é justamente a porção final, com vincos e volumes bem marcados que se iniciam nas portas traseiras e seguem até a tampa traseira. Uma ondulação que vai das lanternas às maçanetas traseiras deixa o modelo “musculoso”.
Refinamento e tecnologia
A Fiat promete que o modelo será mais refinado e tecnológico do que o seu irmão, Pulse. Os dizeres, porém, não devem ser apenas uma jogada de marketing. Como no Pulse, ele terá quadro de instrumentos digital e central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas. Porém, o acabamento ganhará materiais de qualidade superior.
O console central terá superfície em preto brilhante para abrigar o freio de estacionamento eletrônico e a função auto-hold, herdados do Compass e que não estão no Pulse. Isso também liberará espaço para acomodação de objetos pessoais dos ocupantes.
Outro exemplo de superioridade do Fastback está no conjunto mecânico. Ele não terá versões com motor 1.3 aspirado, tendo o 1.0 turbo de até 130 cv como opção de entrada. Entre o final de 2023 e o início de 2024, o motor 1.3 turbo de até 185 cv do Compass estreará no SUV cupê a bordo da versão esportiva Abarth. Já para 2024, o modelo ganhará motorização híbrida.