Fabricante do iPhone mostra carro de produção e antecipa picape elétrica
Foxconn apresentou picape e compacto elétricos, além da versão de produção do seu SUV Model C
Depois de mostrar uma primeira leva de carros-conceito, a taiwanesa Foxconn, mais conhecida por fabricar o iPhone para a Apple, mostra agora suas novas criações: um compacto com jeitão de Volkswagen ID.3 e uma picape com porte de Ford Ranger, ambos elétricos.
A empresa surpreendeu quando revelou que iria entrar no mercado dos carros elétricos. Em seu portfólio a empresa já tem os conceitos Model C, um SUV, o sedã Model E e o ônibus Model T. Agora chegou a vez de completar a sua oferta de modelos, trazendo os conceitos Model B, um compacto, e a picape Model V.
Model B, o crossover compacto – ou seria hatchback?
Começando pelo Model B, seu design é bem elegante e se assemelha ao sedã Model E. Não é por acaso, os dois modelos tiveram suas carrocerias feitas pela Pininfarina, a lendária empresa italiana famosa por trabalhar com a Ferrari e outras marcas.
Ele tem 4,30 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,53 m de altura, com distância entre eixos de 2,80 m. Com essas medidas, a empresa classifica o Model B como um “crossover compacto”, porém ele está mais próximo de um hatchback grande, como o seu possível concorrente ID.3.
Assim como o sedã, o Model B tem um grande farol dianteiro em barra, que é dividido apenas pelo logo da marca Foxtron, uma parceria entre a Foxconn e a Yulon Motors. A diferença está mais para baixo, já que o hatch tem uma assinatura de luzes pontilhada, além de um para-choque quadrado e retilíneo.
A lanterna traseira segue o mesmo padrão dos faróis e o nome ‘Foxtron’ também está escrito com letras cromadas um pouco abaixo das luzes. Um detalhe interessante é o conjunto óptico auxiliar, que podem formar diferentes desenhos, como um bateria carregando ou um pequeno boneco com uma seta – que provavelmente deve sinalizar quando um passageiro estiver para abrir uma das portas, ou então é apenas um sinal de seta.
Além do design, a Pininfarina também se atentou em deixar o modelo aerodinâmico. Seu coeficiente de arrasto é de apenas 0,26, graças a linha de teto, o que ajuda na autonomia de 450 km, embora a empresa não mencione o ciclo estimado para esse número, assim como não diz a capacidade da bateria. Toda a potência virá de um único motor elétrico de 233 cv.
Outro detalhe que também contribui para a aerodinâmica são os retrovisores, que nesse caso, foram substituídos por câmeras. Suas imagens são projetadas em duas telas no interior do veículo. Ao centro, está a principal tela do veículo medindo 15,6’’ e que vem com o sistema de infoentretenimento da própria Foxconn. Também estarão disponíveis uma série de sistemas de direção autônoma para auxiliar o motorista.
O quadro de instrumentos não têm a mesma grandeza e foi colocado logo atrás do volante, deixando um espaço livre no painel. Já o centro do console não apresenta nenhum botão, pois praticamente todos estão concentrados no volante multifuncionais.
Model V, a picape
O Model V é a picape apresentada pela Foxconn, que será vendida sob a alcunha da própria empresa. Ela não tem o mesmo charme de ter uma carroceria fabricada pela Pininfarina, mas seu design não decepciona. Apresentada com cabine dupla e cinco lugares, o modelo também usa câmeras no lugar dos espelhos laterais e as imagens são projetadas em pequenas telas no interior, assim como ocorre no Model B.
Na dianteira, temos um grande painel em preto brilhante ao centro, que parece esconder algum tipo de sensor do sistema de direção autônoma. Os faróis em LED são divididos em duas partes: uma horizontal e outra vertical, que juntas formam um “L” invertido.
Partindo para a traseira, as luzes repetem o mesmo padrão dos faróis. Na tampa da caçamba que podemos ver o logo que a Foxconn usará, uma espécie de raio com dois pontos, um de cada lado, enquanto a Foxtron o símbolo se assemelha a uma seta para a esquerda.
Por falar na caçamba, foi divulgado que ela terá 1,5 m de comprimento, semelhante a de uma Toyota Hilux, mas não foi informado o seu volume. Seu entre-eixos terá 3,22 m, igual ao da nossa Ford Ranger. Porém sua capacidade de carga (1.000 kg) e de reboque (3.500 kg) são um pouco menores que as das versões a diesel da Ranger.
Nas fotos, podemos ver que o Model V está equipado com pneus off-road, logo, é possível presumir que ela terá versões, 4X4. No entanto, a Foxconn não divulgou os números de potência e torque, nem mesmo a quantidade de motores do modelo. Mas o alcance deve ficar próximo dos 420 km e o carregamento de 20% a 80% levará cerca de 30 minutos.
Model C, o SUV
O Model C é o mais antigo dos três e foi apresentado em outubro de 2021. Agora a empresa apresenta sua versão de produção, o Luxgen n7.
Ele é o único que tem retrovisores comuns. Logo, não há as telas adicionais no interior, apenas a central multimídia e o painel de instrumentos com uma tela bem maior do que a do hatchback.
Seu design se assemelha remete muito ao protótipo, mas sua carroceria é mais arredondada. Os faróis são finos e passam a sensação de esportividade. O que não é pra menos, já que sua versão conceito prometia bons 460 cv e um 0 a 100 km/h em 3,8 s, com autonomia de aproximadamente 700 km.
O Model B e o Model V foram apresentados durante o 2022 Hon Hai Tech Day, mas ainda não têm data para entrar em produção. O único que tem uma estimativa é o Model C, apresentado ano passado e que deve chegar em 2023. A intenção da empresa e lançar o SUV também em outros mercados, mas sem divulgar quais.