Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fabricante do iPhone revela seus ônibus, sedã e SUV elétricos

Totalmente elétricos, os três primeiros modelos da taiwanesa Foxconn serão um sedã, um SUV e um ônibus

Por João Vitor Ferreira
18 out 2021, 23h01
Foxconn Model E
Potente, luxuoso e tecnológico. O sedã Model E terá reconhecimento facial para abertura de portas e janelas inteligentes (Foxconn/Divulgação)

Principal parceira da Apple na fabricação do iPhone, a taiwanesa Foxconn entrou oficialmente no ramo dos veículos elétricos. A empresa mostrou os protótipos dos seus três primeiros veículos e, para isso, até criou uma nova marca, a Foxtron.

Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

Os modelos apresentados são um SUV, um sedã e um ônibus. Começando pelo maior, o chamado Model T — perceba a grande semelhança com os nomes da Tesla e Ford — tem motor de 357 cv e 357 kgfm, fazendo com que o ônibus chegue até 120 km/h. A bateria é de fosfato de ferro-lítio e garante 250 km de autonomia, além de suportar temperaturas de até 400 graus.

Já o SUV, ganhou o nome de Model C e se destaca pela forma, espaço e consumo de energia. Para o utilitário, que terá sete lugares, a Foxtron aposta no minimalismo, simplificando o design e minimizando os espaços usados ​​para componentes mecânicos, aumentando assim a área dos assentos.

Ao todo o Model C tem 4,64 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,86 metros.

Continua após a publicidade
Onibus Model T da Foxconn
O ônibus Model T está com produção programada já pra o próximo ano (Foxconn/Divulgação)

A Foxconn não divulgou potência nem o torque, mas, julgando pela aceleração de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos, podemos esperar números bem surpreendentes. O alcance segue essa mesma linha, chegando em até 700 km, segundo o ciclo NEDC, com apenas uma carga.

Por último, o sedã de luxo, Model E, será o carro chefe da Foxtron. A carroceria tem a assinatura da renomada empresa italiana Pininfarina, consagrada pelos seus trabalhos com a Ferrari. No interior, o espaço traseiro pode se transformar em um escritório móvel confortável o suficiente para conectar diversos dispositivos móveis.

Foxconn Model E
(Foxconn/Divulgação)

Além de luxuoso, o Model E terá desempenho digno de um esportivo. Com 760 cv, o sedã faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, apenas 0,4 segundos a menos que um Bugatti Chiron, por exemplo. O alcance é ainda melhor que o do irmão SUV, podendo percorrer 750 km por carga.

Continua após a publicidade

Tanto o SUV, quanto o sedã compartilham da mesma plataforma aberta, chamada de MIH. Essa estrutura foi projetada em conjunto com outras empresas de eletrônicos e automotivas, porém a Foxtron não revelou, de fato, quais foram.

plataforma da Foxconn
Como plataforma aberta, a MIH poderá ser oferecida para outras empresas (Foxconn/Divulgação)

Sabe-se que a chinesa assinou parcerias com grandes nomes, como Stellantis, Rivian e Geely, a dona da Volvo.

O Presidente da Foxconn, Young Liu, disse que um centro de produção na Europa não está descartado pela empresa. O plano, além de fornecer sua plataforma para outras empresas, é de ocupar 10% do segmento dos elétricos entre 2025 e 2027.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.