PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

F1: Russel vence mini corrida e conquista dobradinha da Mercedes no grid

Sprint teve pista seca, mas foi tão emocionante quanto a classificação com chuva com direito a toque de asas e até a punição por ultrapassagem perigosa

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 nov 2022, 19h22 - Publicado em 12 nov 2022, 18h56
Russell - Sprint
Russel é ovacionado pelo público em Interlagos ao vencer Sprint (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O sábado começa com temperatura amena de 25°C e até o sol aparece em Interlagos. No início do segundo treino livre da Fórmula 1 a pista está completamente seca e alcança 48,5°C. 

O treino iniciou exatamente ás 12h30 e já na segunda sessão de tempos, George Russell (Mercedes) assumiu o melhor tempo da TL2, seguido por Sergio Pérez (Red Bull) e Gasly (Alpha Tauri). 

RUSSEL_TL2
Russell se recupera de sexta e fica em terceiro no fim do treino (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quando faltavam 30 minutos para o fim do treino Esteban Ocon, da francesa Alpine, assumiu a liderança com a volta mais rápida, cravando 1:14:604, e manteve esse tempo como o melhor da TL2 até o fim.

OCON - TL2
Ocon, da Alpine, é o mais rápido no último treino livre (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pérez, da campeã Red Bull, pilotou por 36 voltas e conseguiu o segundo melhor tempo com 1:14:788 – exatos 0s184 mais lento que Ocon.

Vale lembrar que esse treino é apenas para acertar os carros, tanto para corrida rápida (sprint) quanto para a oficial de domingo. Nesse caso, os pilotos com os melhores tempos não pontuam. 

Continua após a publicidade

Nesse TL2 as equipes estavam fazendo testes dos pneus slick, mais adequados para a condição da pista. 

Alguns pilotos saíram dos boxes com pneus médios, mais duráveis, mas que demoram um pouco mais pra aquecer, e também com os macios, com a vida útil mais curta e que oferecem alto desempenho rapidamente, e houve até equipes que preferiram os pneus duros, usados em circuitos com baixa aderência e que demoram mais para esquentar. 

Pérez, que ficou em segundo, optou pelos pneus duros, assim como seu companheiro de equipe e campeão da temporada 2022, Max Verstappen, que ficou com o quinto melhor tempo após 30 voltas no circuito.

PEREZ - TL2
Pérez cravou o segundo melhor tempo no TL2 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Lewis Hamilton seguiu a estratégia de usar compostos duros e foi o sexto mais rápido. Na Ferrari, Charles Leclerc (13° no TL2) usava macios contra médios de Carlos Sainz (11°).

Continua após a publicidade

Como o tempo não era decisivo, teve equipe que aproveitou para colocar os seus pilotos para rodar o máximo possível para acertar a melhor estratégia. 

Foi o caso da Aston Martin. Sebastian Vettel, que corre a sua penúltima corrida no GP do Brasil, completou 43 voltas e o canadense Lance Stroll, percorreu 42 voltas. Ficaram com os piores tempos, na 18° e 17° colocação, respectivamente. Mas, esse treino intensivo pode dar algum resultado na corrida oficial. 

VETTEL_TL2
Vettel foi o piloto com mais voltas na TL2, rodando 43 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Terceira e última Sprint da temporada

O grid de largada da Sprint segue o resultado da corrida classificatória de sexta-feira. Magnussen, da Haas, e Max Verstappen, da RBR, largaram na primeira fila. A sprint tem apenas 24 voltas e já na terceira Verstappen assumiu a liderança. Vale dizer que é o único nesse primeiro pelotão com pneus médios. 

Verstappen - Sprint
O atual campeão ficou em quarto lugar na Sprint (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na disputa pela sexta colocação, as duas Alpine tiveram breve desentendimento. Alonso atacou, Ocon defendeu e os dois se tocaram. Alonso chegou a balançar e quase perdeu o controle do carro.

Continua após a publicidade

Na sexta volta, Magnussen perde posições e já fica em quarto. Enquanto isso, Hamilton ganha três posições e já está em quinto.

Hamilton - Sprint
Hamilton chega em terceiro na Sprint, mas larga em segundo na corrida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No meio da sprint, na volta 12, Russell e Verstappen brigam pela primeira posição e o campeão ainda defende a liderança. Mas na 15° volta Russell conseguiu ultrapassar o piloto da Red Bull e assumiu a ponta com uma ultrapassagem louvável e digna dos aplausos que arrancou da torcida.

Russell - Sprint
Russel conquista o primeiro lugar na Sprint e na corrida oficial (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O piloto da Mercedes manteve a liderança e já abriu uma boa vantagem de Verstappen. O piloto da Red Bull “sentiu o golpe” e não conseguiu segurar por muito tempo a segunda colocação, sendo vencido por Sainz, que foi agressivo na ultrapassagem e chegou a tocar na asa traseira de Verstappen, a danificando. Isso fez com que o campeão perdesse claramente o ritmo e lhe custou mais uma posição, dessa vez para Lewis Hamilton.

Continua após a publicidade
Sainz - Sprint
Sainz alcança vice-liderança, mas no domingo só larga em sétimo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Antes da corrida terminar veio o aviso oficial da FIA que Lance Stroll, da Aston Martin, foi punido em 10 segundos na corrida oficial pelo movimento perigoso que fez para ultrapassar o companheiro de equipe, Sebastian Vettel. A investida em cima de Vettel aconteceu antes da metade da corrida e obrigou Vettel a passar com mais da metade do carro pela grama para evitar uma colisão.

O britânico George Russel venceu a Sprint desse sábado, seguido por Carlos Sainz e Hamilton. Porém, não é essa ordem do grid de largada da corrida de amanhã. Sainz foi penalizado em cinco posições por trocar de motor pela sexta vez, na sexta-feira, e larga em sétimo.

Russell - Sprint
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nesse caso teremos um dobradinha da Mercedes na primeira fila com Russel em primeiro e Hamilton em segundo. Verstappen larga em terceiro, seguido por Pérez, Leclerc e Norris.

Magnussen, da Hass, que largou na frente, terminou a Sprint em oitavo, larga amanhã na oitava posição e ganha um ponto no campeonato. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.