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Transportadora da F1 aposta em combustível verde e elétricos pra zerar CO2

DHL, parceira logística da F1 há 18 anos, quer eliminar emissão de CO2 até 2050. São 1.400 toneladas de carga transportadas entre as corridas da F1

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 nov 2022, 19h22 - Publicado em 12 nov 2022, 09h17
DHL
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Um dos grandes desafios da F1 está na logística, afinal são cerca de 1.400 toneladas de carga sendo transportadas entre as etapas em tempo recorde. O intervalo entre uma corrida e outra chega a ser de apenas uma semana, o que faz com que o transporte tenha que ser realizado em apenas alguns dias. 

O GP de São Paulo 2022 acontece neste fim de semana (de 11/11 a 13/11) em Interlagos e já na próxima sexta (18) os treinos começam em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que fica a mais de 12.000 km de distância.

DHL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como se não bastasse o desafio de transportar essa carga valiosa em tão pouco tempo, a DHL, transportadora oficial da F1 há 18 anos, tem como missão reduzir o impacto ambiental de todo o processo logístico.

Foco em zerar emissões

A empresa equipou toda a sua frota de caminhões dedicados à F1 com GPS para monitorar o consumo de combustível e selecionar as rotas mais eficientes, entre outras soluções, para reduzir as emissões de CO2. Outras medidas incluem o uso de aeronaves Boeing 777 de baixo consumo de combustível da DHL, que reduzem as emissões de carbono em 18% em comparação com as aeronaves de carga tradicionais.

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Boeing 777 está envolvido na logística da F1 por ter baixo consumo de combustível (DHL/Divulgação)

“Nós gerenciamos a logística da Fórmula 1 há quase 40 anos e com o crescimento contínuo da popularidade do esporte – com mais datas de corrida e locais sendo adicionados ao calendário da temporada – a logística continua sendo uma grande parte do que torna a experiência na F1 possível”, disse John Williams, chefe da DHL UK Motorsports.

“Estamos entusiasmados por poder trazer os equipamentos e carros para a corrida em São Paulo. Não estamos apenas focados em entregar a corrida ao redor do mundo, mas também em fazê-la da forma mais sustentável possível”, concluiu Williams.

Com o objetivo de reduzir as emissões de 39 milhões de toneladas em 2021 para menos de 29 milhões de toneladas até 2030, a DHL investirá 7 bilhões de euros até 2030 em operações de logística limpa.

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Frota elétrica DHL
Veículos elétricos e movidos a combustível verdes, como o biogás, compõe a frota da empresa (DHL/Divulgação)

Ela aumentará a participação de combustíveis sustentáveis ​​em linha para mais de 30% e também vai elevar em 30% a mistura de combustível de aviação sustentável. 

Em 2022 a transportadora já comprou mais de 830 milhões de litros de combustível de aviação sustentável e mais de 60 milhões de litros de combustíveis marítimos sustentáveis.

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freight-volvo-1
Volvo FH elétrico está envolvido em toda a operação logística (DHL/Divulgação)

A DHL aposta ainda em veículos movidos a eletricidade para reduzir a emissão de CO2. No Brasil a empresa já tem 70 caminhões elétricos e a meta é chegar a 120 no ano que vem. E a promessa é que em 2025,40% da frota dedicada ao Brasil será completamente elétrica. 

Caminhão eletrico DHL
O caminhão elétrico da JAC é utilizado no transporte em solo brasileiro (DHL/Divulgação)

Parceira oficial da F1

A empresa é a parceira oficial de logística da Fórmula 1 desde 2004, e patrocinadora global mais antiga do evento. A equipe conta com mais de 50 profissionais especializados em automobilismo, sendo 35 deles exclusivamente dedicados ao deslocamento logístico da competição pelo mundo, trabalhando de perto com a organização da Fórmula 1 e com as equipes. 

DHL
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esta equipe gerencia o deslocamento dos carros, motores, pneus, peças de reposição, combustível e outros equipamentos em geral, além de centenas de toneladas de equipamentos relacionados ao marketing, alojamento e produção de TVs.

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Frota DHL
(DHL/Divulgação)
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