Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Campeão de F1, Max Verstappen sofreu para tirar carteira de motorista

Além do sufoco que quase lhe custou reprovação na prova, Max Verstappen confessou odiar câmbio manual: "tenho preguiça"

Por Eduardo Passos
Atualizado em 13 dez 2021, 17h02 - Publicado em 13 dez 2021, 17h00

As centenas de milhões de pessoas que assistiram à final da Fórmula 1 neste domingo (13) talvez não imaginem o “segredo” de Max Verstappen. O holandês voador se consagrou o melhor piloto dos carros mais insanos do planeta, mas sofreu para poder dirigir seu Renault Clio na cidade em que morava. 

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Verstappen estreou na F1 aos 17 anos; antes mesmo de tirar sua carteira de habilitação na Bélgica. Tamanha precocidade fez com que as regras fossem mudadas e, para que algo assim não acontecesse mais, a maioridade se tornasse um pré-requisito da categoria.

Antes de tudo, adolescente

Max Vertsappen ao lado de seu pai, Jos:
Max Vertsappen ao lado de seu pai, Jos: “me levava para o distrito industrial para aprender a dirigir carros de rua” (Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Racing)

Em 2015, quando já corria na Toro Rosso e pontuava no Mundial de Fórmula 1, o jovem andava literalmente a pé ou de carona, como contou em entrevista a Edwin Evers. 

Mas não era por falta de oportunidade: seu pai, o ex-piloto Jos Verstappen, fez como muitos pais brasileiros, e sempre levava Max a ruas desertas no distrito industrial da província de Limburg, Bélgica, onde morava. “Meu pai precisava me empurrar para dentro do carro. Não gostava de passar marchas”, disse o campeão assumindo sua preguiça.

Continua após a publicidade
Ao lado de Carlos Sainz e um Renault Stepway, Verstappen ganhou da francesa seu primeiro carro, um Clio RS
Ao lado de Carlos Sainz e um Renault Stepway, Verstappen ganhou da francesa seu primeiro carro, um Clio RS (Marcos Ferro/Red Bull Racing)

Como era impossível fugir da alavanca de câmbio para obter sua habilitação, Max, então, decidiu resolver as coisas com velocidade característica. “Estudei das 18h às 1h da madrugada”, disse sobre a véspera de seu exame teórico. “De manhã fiz a prova e passei”.

Reprovação secreta?

Se a prova de legislação era, em tese, a mais desafiadora para o piloto, mais acostumado com bandeiras coloridas do que com placas de Pare, a prova prática quase se tornou um vexame.

Continua após a publicidade

Max até levara consigo bonés e camisas de presente, mas o examinador não só não ligou para os brindes como ainda foi atento durante o teste. “Eu tinha que virar à esquerda, mas virei à direita. Então foi um pouco embaraçoso”, contou. 

Max Verstappen após se tornar campeão mundial: habilitado para a história e para dirigir nas ruas
Max Verstappen após se tornar campeão mundial: habilitado para a história e para dirigir nas ruas (Clive Rose/Getty Images/Red Bull Racing)
Max Verstappen após se tornar campeão mundial: habilitado para a história e para dirigir nas ruas
Max Verstappen após se tornar campeão mundial: habilitado para a história e para dirigir nas ruas (Clive Rose/Getty Images/Red Bull Racing)

Em seguida, um clima terrível se formou quando o holandês esqueceu de dar preferências a pedestres no caminho. “Eles sequer estavam esperando”, justificou ao examinador. Caso cometesse uma falha que representasse perigo, Max seria reprovado.

Não foi o que aconteceu, mas, perguntado pelo entrevistador se manteria segredo caso tivesse sido reprovado, Verstappen se diverte: “absolutamente sim”. Pressão não é problema para Super Max, como dizem os fãs.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

capa
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.