Executivo da Ford cutuca Camaro e garante continuidade do Mustang V8
Se Chevrolet Camaro e Dodge Challenger terão novas gerações apenas elétricas, o esportivo da Ford ainda manterá versão V8
Com a aposentadoria do Dodge Challenger e o fim do Camaro com motor a combustão, o futuro dos muscle cars está fadado à transformação elétrica, certo? Para o gerente global do produto Ford Mustang, Jim Owens, a resposta é não.
Em entrevista a publicações da Austrália, o executivo afirmou que a Ford pretende ir na contramão da concorrência e manter pelo menos uma versão do Mustang V8 na ativa. “Esta não é a primeira vez que o Camaro e o Challenger não estão conosco. Houve momentos em que esses produtos não estiveram no segmento e, mesmo assim, estamos aqui de forma contínua desde 1964”, cutucou Owens, em alusão à interrupção que os rivais tiveram em momentos diferentes.
O Chevrolet Camaro saiu de linha em 2002, enquanto o Dodge teve produção interrompida em 1974. Ambos voltaram a ser vendidos em meados dos anos 2000.
“Continuamos investindo no V8 porque temos o Mustang Mach-E GT se você quiser um carro elétrico”, reforçou o executivo. Ele garantiu ainda que a Ford vai continuar investindo na produção de um V8 até quando puder.
Owens disse que compreende a rivalidade entre os fãs de muscle cars, mas que a paixão por um esportivo V8 deve prevalecer nas escolhas. “Aqueles que têm uma gravata (logo da Chevrolet) tatuada em seus corpos ou o logo do Challenger, Hellcat… provavelmente não serão atraídos por nós, mas para aqueles que ainda se interessam pela versão com motor a gasolina V8 e não são leais a nenhuma marca, acreditamos firmemente que temos o design, o motor, a suspensão e a tecnologia”, assegurou.
O gerente da Ford comentou ainda sobre a possibilidade de eventuais restrições a motores V8 para atender a regulamentações de emissão de poluentes, que estão cada vez mais rígidas. Ele disse que não pode comentar o que o governo fará, mas que a empresa atende a todos os requisitos dos Estados Unidos por meio da extensa gama de veículos.
“Parte da razão pela qual nos foi permitido desenvolver dois novos motores a gasolina é o sucesso do Ford F-150 Lightning e do Mustang Mach-E. Esses são veículos de emissão zero”, explicou Owens, ao citar versões elétricas baseadas em modelos que sempre usaram motores a combustão poderosos.
O Ford Mustang continua à venda no Brasil na versão Mach 1. Ela tem motor 5.0 V8 de 483 cv de potência e está tabelada a R$ 576.490. Já o Mustang Mach-E, um SUV elétrico que pode entregar até 487 cv, já foi confirmado para nosso mercado. Ele já aparece no site da Ford, junto à mensagem de que chegará ainda em 2023.
Quanto aos rivais, o Challenger não é vendido no Brasil, enquanto o Camaro ainda está disponível por R$ 521.390. O modelo que foi testado recentemente por Quatro Rodas tem motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque máximo.