Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Este jipão 4×4 híbrido roda até 7.000 km sem precisar reabastecer

Chamado de Fering Pioneer, o jipão híbrido é capaz de rodar até 7.000 quilômetros sem reabastecer e promete te levar a qualquer lugar

Por Pedro Henrique Oliveira
16 set 2021, 18h40
Fering Pioneer cinza visto 3/4 de frente
O mostruoso jipão é capaz de rodar 7.000 quilômetros sem a necessidade de reabastecer (Fering/Divulgação)

Amantes de jipes e outros carros off-road, se segurem. O novo Fering Pioneer 4×4 vai te deixar de queixo caído. E não é só pelo design, que permite que ele seja utilizado nos ambientes mais extremos e hostis que você possa imaginar. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Ele foi desenvolvido por um grupo de engenheiros britânicos formado com o objetivo de criar hiperesportivos. Eles entenderam que precisavam criar algo com maior utilidade para os clientes, visto que a oferta de supercarros já é vasta, mas a de jipes superpoderosos não. 

Fering Pioneer cinza visto 3/4 de trás
O modelo pesa apenas 1.500 quilos por conta da utilização de alumínio no chassi (Fering/Divulgação)

Fering, que é o nome da empresa, é uma palavra britânica antiga para “companheiro”. A recente organização conta com 20 funcionários, divididos entre engenheiros, designers e até especialistas em logística de expedição, que trabalharam por 18 meses neste projeto.

Continua após a publicidade

O primeiro protótipo do jipão foi construído durante o lockdown na Europa. A estimativa de demanda é de 150 a 200 unidades por ano com custo a partir de £150,000, algo em torno de R$ 1.090.500 livre de impostos. Versões customizadas ou com pedidos especiais dos clientes ultrapassarão esse valor. 

Fering Pioneer cinza visto 3/4 de frente
O jipão começará a ser produzido no primeiro semestre de 2022 (Fering/Divulgação)

Em relação à produção do modelo, pode-se dizer que ele é único. Tem chassi leve, de alumínio, mas firme e formado por quatro tubos com painéis colados que aumentam a rigidez. Além disso, cada eixo conta com um motor elétrico dedicado.

Continua após a publicidade

A motorização é complexa. Como já dito, cada eixo conta com motor elétrico. São os Yasa P400, capazes de entregar 217 cv e 37,72 kgfm cada um. Além disso, há um motor três cilindros a biodiesel que originalmente era usado no Smart ForTwo, mas que no Pioneer 4×4 trabalha unicamente como gerador para alimentar a bateria de 20 kWh.

Fering Pioneer cinza visto 3/4 de trás
Dois motores elétricos se unem a um motor biodiesel que funciona como gerador (Fering/Divulgação)

No total, o modelo conta com 61,18 kgfm de torque que é entregue as rodas instantaneamente devido aos motores elétricos. Fora isso, ele pesa apenas 1.500 quilos por conta do uso de alumínio no chassi.

A autonomia somente da bateria é de 80 quilômetros, mas o jipão poderá rodar até 7.000 quilômetros antes de acabar o combustível. Por sinal, a Fering já afirmou ainda que disponibilizará geradores movidos a outros combustíveis, como álcool, para se adaptar às restrições de cada mercado.

Continua após a publicidade
Fering Pioneer cinza visto 3/4 de frente
O primeiro protótipo passou por um desenvolvimento de 18 meses (Fering/Divulgação)

Em condições ideais, a velocidade máxima do Pioneer será de 128 km/h. As rodas de 22,5 polegadas, medida usada por caminhões, completam o visual.

É claro que, em condições extremas, as baterias normais não seriam as mais apropriadas para o jipe. Por conta disso, sua bateria usa células de óxido de titanato de lítio, que aguentam os cenários mais exóticos.  

Fering Pioneer cinza visto 3/4 de frente com dois engenheiros
O engenheiro Ben Scott-Geddes (esquerda) já passou por projetos famosos como da McLaren F1 e da Ferrari SF90 híbrida (Fering/Divulgação)
Continua após a publicidade

Um dos principais rostos por trás do projeto é o de Ben Scott-Geddes. Ele já trabalhou na McLaren F1 e, mais recentemente, participou do desenvolvimento de estruturas da Ferrari SF90 híbrida.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.