Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

McLaren F1 1995 é leiloado por R$ 108 milhões e bate recorde

Supercarro fabricado há 26 anos tem apenas 400 km rodados e foi alvo de disputa de lances

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 ago 2021, 19h36
MClaren f1 1995
(Gooding&Company/Reprodução)

O McLaren F1 é um carro lendário. Não só por ter sido o primeiro carro de rua construído pela McLaren, mas por toda a história e complexidade por trás de sua produção. Não foi à toa que o superesportivo lançado há 28 anos alcançou preço recorde em leilão realizado no último fim de semana no Concurso de Elegância de Peeble Beach, nos Estados Unidos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O exemplar leiloado é especial e praticamente intocado. Fabricado em 1995, este McLaren F1 tem apenas 400 km rodados e tem os painéis da carroceria (feitos de fibra de carbono) pintados na exclusiva cor “Creighton Brown”.

MClaren f1 1995
(Gooding&Company/Reprodução)

O carro alcançou os 20,5 milhões de dólares (R$ 108 milhões ao câmbio atual) após uma longa disputa de lances — só não divulgaram o nome do felizardo que arrematou o carro. Nunca se pagou tanto por um exemplar de rua do McLaren F1.

MClaren f1 1995
(Gooding&Company/Reprodução)

O McLaren F1 tem motor V12 6.1 litros de origem BMW, com 635 cv de potência e 66,2 mkgf de torque. Precisava de meros 3,2 segundos para chegar aos 100 km/h.

Continua após a publicidade
MClaren f1 1995
(Gooding&Company/Reprodução)

O supercarro chegou a ser, inclusive, recordista de velocidade máxima entre os carros do seu tempo. Embora o velocímetro tenha registrado a máxima 391 km/h, para o recorde foi considerado a média obtida em duas passagens (386,4 km/h) — realizadas cada uma num sentido da pista de testes.

MClaren f1 1995
(Gooding&Company/Reprodução)

Apenas 106 unidades foram produzidas entre 1992 e 1998. O mais curioso é que a McLaren teve prejuízo em todas elas, mesmo cobrando, na época, 1 milhão de libras por cada carro. Por isso, também, teve produção reduzida: apenas 64 unidades de rua.

Continua após a publicidade

As particularidades do McLaren F1

  • O motor V12 gerava tanto calor que foi necessário cobrir o cofre do motor com ouro. O material nobre é um dos melhores dissipadores térmicos conhecidos e é usado nos carros de Fórmula 1 e até em satélites espaciais.
  • O banco do motorista (feito de plástico reforçado com fibra de carbono) não era ajustável, assim como os pedais e o volante: cada F1 saía de fábrica perfeitamente ajustado para seu proprietário.
  • A maçaneta das portas precisou ser realocada para a base dos assentos dos passageiros, permitindo que o motorista alcançasse os mecanismos.
  • O volante tinha duas borboletas que podiam enganar a turma da nova geração: em vez de trocar marchas, uma acionava a buzina; a outra, o lampejador do farol alto.
  • Um aerofólio na traseira se elevava para controlar o centro de gravidade do carro durante frenagens, aumentando a resistência aerodinâmica e abrindo dutos de ventilação dos freios por tabela.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.