Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Elétrico criado para aplicativos, BYD D1 começa a ser testado no Brasil

Parceria entre a BYD e a empresa de mobilidade 99 quer colocar pelo menos 300 unidades à disposição dos motoristas de aplicativos até o fim do ano

Por João Vitor Ferreira
12 jul 2022, 17h35
BYD D1 EV
 (BYD/Divulgação)
Continua após publicidade

A Aliança pela Mobilidade Sustentável é um movimento liderado pela empresa de mobilidade 99, que tem como objetivo estimular e aumentar a participação de elétricos nas frotas urbanas. Em atividade desde abril, a Aliança recebeu o reforço da BYD, que se junta ao grupo — que além da 99, também é composto pela CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Unidas, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric — para trazer uma novidade ao Brasil diretamente da China.

O BYD D1 EV é um carro elétrico projetado para os aplicativos de transporte. Ele foi desenvolvido pela BYD em parceria com DiDi Chuxing, empresa que é dona da 99. No país asiático, o modelo já opera como parte da frota elétrica da companhia, que tem mais de um milhão de veículos operando, entre híbridos e EVs.

O D1 foi pensado para DAR conforto aos passageiros. Não à toa, as portas traseiras são diferenciadas: a da esquerda abre para o lado e a da direita é deslizante e tem abertura automática. Logo ao abrir, o passageiro já lê a mensagem “welcome” (bem-vindo), como mensagem de boas-vindas projetado no chão próximo à porta. 

BYD D1 EV frontal
(BYD/Divulgação)

Quem viaja atrás também tem controles do ambiente, da central de multimídia e dos assentos, que têm aquecimento. O motorista tem um banco com design ergonômico, que segundo a BYD é ideal para longos períodos na direção. Para facilitar no controle da viagem, ele ainda pode interagir com o carro por meio de um assistente de voz.

Continua após a publicidade

O BYD D1 tem dimensões de SUV médio, com 4,39 m de comprimento, 1,85 mm de largura e 1,65 mm de altura, semelhantes a do Jeep Compass. Porém, a distância entre eixos é de 2,80 m, digno de carros grandes. É isso o que justifica o “espaço interno extra”.

De modesto, há o motor: tem 130 cv e 18,3 kgfm, e a velocidade máxima é limitada nos 130 km/h. As baterias Blade, de fosfato de ferro-lítio, tem 53 kWh de capacidade, que garantem 371 km de autonomia no ciclo WLTP. A recarga, segundo a montadora, é de aproximadamente uma hora em carregadores rápidos de 50 kW e de sete nos mais lentos, de 7,4 kW.

BYD D1 EV interior bancos traseiros
Segundo a montadora, os testes foram feitos com pessoas de 1,92 m, que viajaram confortavelmente no banco de trás (BYD/Divulgação)

O BYD D1 EV está em fase de testes desde o último dia três. Um motorista parceiro da 99, bem ranqueado e que percorre mais de 8.000 km por mês será o responsável por rodar com o carro durante 30 dias para testar sua capacidade.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Segundo Thiago Hipólito, diretor de inovação e do DriverLAB na 99, a intenção é que o modelo se torne uma realidade no Brasil ainda esse ano. O objetivo é ter, pelo menos, 300 veículos elétricos circulando entre os carros da 99 até o fim do ano.

Interior painel BYD D1 EV
Motorista poderá ter acesso a todas as funções do aplicativo através do assistente de voz (BYD/Divulgação)

A BYD confirma que está em negociações para trazer mais unidades ao país para fazerem parte da 99 e de locadoras, como a Movida, que também faz parte da Aliança.

Além de trazer o D1 EV, a Aliança pela Mobilidade Sustentável também tem como objetivo, até 2025, incentivar as vendas de elétricos no Brasil, para que correspondam a 10% do total, criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o país e ter uma frota de 10 mil EVs na 99.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.