Novos Tesla usarão baterias da BYD, com tecnologia exclusiva da chinesa
Entre as vantagens das baterias de lâmina da BYD estão a maior densidade e mais segurança, com menor chance de incêndio

Elon Musk já zombou da qualidade dos carros da BYD, mas parece que o jogo virou. Isso porque, segundo um alto executivo da fabricante chinesa, a Tesla passará a utilizar células de baterias feitas pela concorrente asiática. Nenhuma data foi estabelecida, entretanto.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O vice-presidente executivo e presidente do instituto de pesquisa de engenharia da BYD, Lian Yubo, revelou que “em breve” a chinesa fornecerá baterias à montadora de Elon Musk. “A Tesla é uma empresa de muito sucesso. Não importa o que aconteça, a BYD respeita e admira a Tesla. Somos bons amigos de Elon Musk e em breve forneceremos baterias para eles. Somos amigos”, disse Yubo.
O comentário veio durante uma entrevista em um canal estatal na China, quando o executivo foi questionado sobre a concorrência com a Tesla, e quase um ano após os primeiros rumores de que a Tesla estaria considerando comprar as novas baterias de lâmina da BYD. Assim, tais rumores teriam sido oficializados.

Para utilizar as novas baterias, Elon Musk terá que revisar alguns pontos da construção de seus carros, já que o formato de lâmina dos componentes se contrapõem ao cilíndrico das baterias utilizadas atualmente nos Tesla — com exceção dos Model 3 e Y de entrada, que já utilizam a tecnologia LFP (ferro-fosfato-lítio), sem módulos.
Entre as vantagens das baterias da BYD, que usa a tecnologia LFP, está no menor uso de espaço, na maior segurança e em uma densidade energética cerca de 30% maior. Segundo a empresa, durante testes de perfuração nas baterias, simulando acidentes, as novas não emitiram fumaça ou fogo, além de atingir uma temperatura máxima de 60°C.
Em comparação, uma bateria comum de lítio ultrapassou os 500°C, enquanto outras convencionais, de fosfato de ferro e lítio, atingiu temperaturas entre 200 e 400°C, sem emitir chamas ou fumaça. Ou seja, modelos com baterias LFP estariam menos suscetíveis a incêndios.
Atualmente, a Tesla tem a CATL, maior produtora global de baterias para carros elétricos, como sua principal fornecedora.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
Impressa + Digital
Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)