Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Efeito Renaulution? Renault enxuga linha no Brasil e acaba com Sandero 1.6

Modelos como Sandero e Oroch perderam versões para a linha 2022, além de estarem mais caros

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 fev 2021, 13h42 - Publicado em 11 fev 2021, 13h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SANDERO

    Publicidade

    Não é de agora que a Renault vem fazendo manobras ousadas em sua linha de produtos vendidos no Brasil. O primeiro movimento mais notável foi acabar com as versões 1.6 com câmbio automático CVT de Logan e Sandero apenas um ano e meio após seu lançamento.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

    Agora, com lançamento da linha 2022, outras versões saíram de linha – inclusive de outros modelos. Esse enxugamento do número de modelos disponíveis pode estar relacionado ao Renaulution, novo planejamento estratégico da Renault para o mundo inteiro.

    Publicidade

    Na apresentação da estratégia, há um mês, o CEO da Renault, Luca de Meo, disse que as operações locais, com fábricas na Colômbia, na Argentina e no Brasil, estarão focadas em segmentos mais rentáveis. Mas não deu maiores detalhes.

    Continua após a publicidade

    Sandero CVT

    Publicidade

    Pelas mudanças feitas nos modelos 2022, a Renault parece estar fechando a oferta nas versões mais rentáveis: algumas versões de entrada saíram de linha, mas os principais cortes foram em versões topo de linha. Os preços a seguir foram divulgados pelo site Mobiauto com base na tabela de preços mais recente da Renault.

    O Sandero, que já havia perdido as versões Zen 1.6 CVT, GT Line 1.6 CVT, Intense 1.6 CVT e Iconic 1.6 CVT, agora também perdeu a versão Zen 1.6 com câmbio manual de cinco marchas. Na prática, só existe Sandero 2022 com o motor 1.0 SCe de 82 cv ou a versão esportiva RS, com seu 2.0 de 150 cv e câmbio manual.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Sandero CVT
    Câmbio CVT não existe mais no Sandero (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quer o motor 1.6 16V de 118 cv? O jeito é recorrer ao aventureiro Stepway, com uma versão manual e a topo de linha com câmbio CVT.

    Preços do Renault Sandero 2022

    Preços do Renault Stepway 2022

    Logan CVT

    Publicidade

    O sedã Logan também perdeu todas as versões com câmbio CVT, mas não o motor 1.6 SCe, que segue disponível com câmbio manual de seis marchas. Mas a R$ 74.390 está longe de ser considerado barato.

    Continua após a publicidade

    Preços do Renault Logan 2022

    O Renault Captur terá uma profunda reestilização no meio do ano e, por isso, ainda não é vendido como linha 2022. Por isso, agora o Captur Bose é a única opção, a R$ 112.890 – aumento de R$ 1.100.

    Por sinal, o objetivo da Renault é elevar o nível do Captur nessa reestilização. Além de trocar o motor 1.6 por um 1.3 Turbo flex com cerca de 170 cv, terá novos equipamentos tecnológicos, assistências autônomas, quadro de instrumentos digital e até painel com acabamento emborrachado para se aproximar de SUVs médios como o Compass.

    Renault Duster Oroch
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A picape Duster Oroch, porém, tem reestilização prevista apenas para 2022 (como linha 2023). Mas a versão de entrada Oroch Express 1.6 (R$ 83.880) e a topo de linha Oroch Dynamique 2.0 automática (R$ 108.300) saíram de linha. Restaram duas versões Dynamique, com motor 1.6 ou 2.0, sempre com câmbio manual. 

    Continua após a publicidade

    Preços do Renault Oroch 2022

    kwid outsider 2022

    Duster e Kwid seguem com a mesma gama de versões, mas não escaparam de aumento nos preços.

    Preços do Renault Kwid 2022

    Duster 2022

    Preços do Renault Duster 2022

    Qual é o futuro da Renault no Brasil?

    Toda essa preocupação da Renault com a rentabilidade reforça os projetos em curso no Brasil. Além da proposta do novo Captur, a marca trabalha na versão nacional da nova geração dos Sandero e Logan, que ficarão mais sofisticados e equipados para, ao mesmo tempo, alcançarem um novo patamar de preço e rentabilidade.

    Continua após a publicidade
    Renault HJF SUV compacto brasil
    Renault prepara novo SUV compacto para o Brasil (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

    O Logan, inclusive, poderá mudar seu nome para Taliant, para se separar da imagem de carro barato do atual Logan.

    Mais para a frente, a marca francesa terá um inédito SUV compacto que será posicionado abaixo do Duster. SUVs compactos também são reconhecidos por serem rentáveis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.