Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Após fiasco, Renault acaba com Sandero CVT; câmbio sobrevive no Logan PcD

De acordo com fonte, opções com câmbio automático não corresponderam à expectativa de vendas; nova geração chega em 2022

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 14 fev 2023, 17h08 - Publicado em 4 jan 2021, 19h11
Sandero GT Line
Versão GT Line foi a última do Sandero com câmbio CVT (Divulgação/Renault)

A Renault criou uma solução inusitada para Logan e Sandero terem o câmbio automático CVT: ambos modelos ganharam suspensão do Stepway e molduras nas caixas de roda por conta da transmissão exposta sob a carroceria. Só que esses pseudo-aventureiros, lançados há um ano e meio, já não existem mais.

De acordo com o parceiro Autos Segredos, apenas o Renault Stepway – que tem carreira solo já há algum tempo – manterá o câmbio automático CVT para vendas a pessoa física. Já o Logan continuará à venda sem embreagem na configuração para PcD.

Nos últimos meses, o fabricante já havia reduzido o portfólio do hatch e do sedã. Para ter ideia, somente as variantes topo de linha (Zen) mantiveram o motor 1.6 16V de 118 cv. Por isso, até o Sandero GT Line, com apelo esportivo e lançado em junho de 2020, agora só tem motor três-cilindros 1.0 de 82 cv.

Continua após a publicidade

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

Segundo fontes consultadas pela QUATRO RODAS, a previsão inicial de participação do câmbio CVT nas vendas do Sandero era de 65%. Só que isso não se concretizou: no acumulado de janeiro até setembro de 2020, as configurações automáticas representaram só 17,4% dos emplacamentos do hatch.

Sandero CVT
Toda a linha já tinha sido reduzida em agosto de 2020 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sendo assim, restam apenas cinco versões do Sandero (incluindo o esportivo RS); três do Logan, que destina a topo de linha Zen CVT às vendas PcD; e duas do Stepway, que tem apenas motor 1.6 16V, oferecido com câmbio manual na versão Zen e com automático CVT na versão Iconic.

Continua após a publicidade

Por outro lado, essa mudança abre caminho para as novas gerações de ambos, que estão em desenvolvimento e que devem chegar às concessionárias em 2022. Com a base CMF-B do Clio europeu, os modelos serão mais refinados e distantes dos Dacia.

Projeção Renault Sandero XJF 2022
Mudanças abrem caminho para chegada das novas gerações (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

Capa Quatro Rodas 740

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.